hortifrútis

Hortifrútis com maiores quedas de preços em 2017!

O Foodnews destaca para os hortifrútis que apresentaram as maiores quedas de preços em 2017!

Todos os hortifrútis acompanhados pelo Cepea registraram desempenho inferior em 2017, em termos de preços, em relação a 2016. E isso foi observado tanto no atacado quanto ao produtor.

De maneira geral, a maior oferta foi responsável pelo cenário de desvalorização dos hortifrútis, sendo que os destaques de queda ficaram para o mamão havaí (-70%), tomate (-56%) e batata (-55%).

O clima de 2017 (exceto na região do semiárido) foi favorável à produção de hortifrútis no País. Assim, sem adversidades climáticas significativas e com aumento de algumas áreas de plantio, houve excedentes de produção – uma vez que a demanda não reagiu na mesma proporção, mesmo com preços bem mais baixos ao consumidor do que em anos anteriores (2015 e 2016).

No ano passado, vale destacar, o aumento da oferta dos hortifrútis e a consequente queda generalizada dos preços, contribuíram para uma inflação mais baixa (cenário contrário ao de anos anteriores, quando estiveram entre as influências da maior inflação).

Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado em janeiro, a inflação de 2017 fechou em 2,95%. Em 2016, por sua vez, o valor fechou em 6,29%.

Desta forma, o IPCA acumulado do ano passado foi o menor desde 1998, quando a inflação foi de 1,65%. A queda nos preços dos alimentos foi, inclusive, apontada pelo Banco Central como motivo de a inflação de 2,95% ter ficado abaixo do piso da meta, de 3%.

O Foodnews destaca também para a queda do índice de preços da Ceagesp em 2017. Vale lembrar que o índice de preços da Ceagesp consolida os dados de preços por grupos de hortifrútis e pescados negociados no Entreposto.

O ano de 2017 foi favorável para o setor de abastecimento de hortifrútis, ajudado pelo clima e pela recuperação da economia. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Hortifrútis com maiores quedas de preços em 2017! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!