importação de cebola

Importação de cebola pelo Brasil recua em 2017

O Foodnews destaca para a queda na importação de cebola pelo Brasil em 2017.

Apesar da queda da importação de cebola pelo País, 2017 foi terceiro ano consecutivo em que a Europa foi a principal fornecedora de cebolas ao Brasil.

No primeiro semestre de 2017, as importações registraram um total importado de 54 mil toneladas, segundo a Secex, volume acima do esperado, sendo que 30 mil toneladas vieram da Europa e 22 mil toneladas, da Argentina.

No geral, o total adquirido foi bem menor que o do mesmo período de 2016, cerca de 66% de redução, quando foram importadas 171 mil toneladas. Vale lembrar que, no ano passado, houve quebra de safra no Sul do Brasil e na Argentina, o que elevou a demanda por cebolas estrangeiras.

O Foodnews inclusive chegou a destacar ao longo do ano passado que a importação de cebola pelo Brasil estava bem abaixo do que foi observado em 2016. Clique aqui e confira!

Mesmo com menor volume importado em 2017, a entrada de cebolas contribuiu para o aumento da oferta, que foi bastante elevada no País, inibindo uma valorização dos bulbos no primeiro semestre.

Geralmente, na segunda parte do ano não há grandes aquisições de cebolas, uma vez que a oferta nacional é suficiente para abastecer o mercado doméstico. Já a partir de agosto, se inicia a nova safra da Europa, porém, não houve significativas negociações para a entrada de bulbos internacionais no segundo semestre de 2017, e a tendência é de que as compras permaneçam baixas.

Para 2018, a decisão dos importadores em trazer (ou não) as cebolas da Europa, irá depender do comportamento dos preços. Segundo colaboradores, não há expectativa de importar novamente um volume significativo no primeiro semestre, visto a desvalorização do bulbo nacional nos últimos três anos e a boa produção do Sul.

O Foodnews destacou a importância da cebola para a gastronomia, sendo o condimento mais consumido do mundo (clique aqui e saiba mais).

Adaptado da Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Importação de cebola pelo Brasil recua em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!