impurezas na carne moída

Tecnologia detecta impurezas na carne moída: simples e rápido!

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia encontraram uma maneira melhor de identificar impurezas na carne moída.

Os estudantes, liderados pelo professor Xiaonan Lu, determinaram, com precisão de 99%, se as amostras de carne tinham alguma impureza.

Esse novo método pode detectar impurezas na carne bovina em menos de 5 minutos, o que faz da técnica inovadora. Pois é, a técnica pode se tornar uma poderosa ferramenta tanto para órgãos governamentais de fiscalização como para a indústria de alimento.

De acordo com os pesquisadores, a técnica para detecção de fraudes, ainda em desenvolvimento, pode se tornar simples e rápida.

A fraude alimentar infelizmente é comum ao redor do mundo, uma vez que fornecedores podem intencionalmente inserir impurezas na carne, visando benefícios econômicos.

O que a técnica faz é identificar a presença de outras carnes no produto, especialmente nas análises de hambúrguer. Em outras palavras o teste consegue dizer se há alguma impureza na carne moída, ou seja, outra carne que não a originalmente informada pelo fabricante.

A limitação atual do teste é de não ser capaz de identificar impurezas oriundo de miúdos, misturados com carne da mesma espécie.

Vale destacar que os métodos atuais de detecção de impurezas na carne moída são mais complicadas e demoradas.

A técnica mais usual hoje em dia leva cerca de 1 hora e demanda reagentes e testes mais elaborados, ou seja, uma equipe de laboratório treinada.

Com a nova técnica, à medida que mais tipos de carne forem analisados ​​e seus resultados armazenados, a técnica se tornaria ainda mais precisa.

O objetivo final dos pesquisadores é criar um dispositivo inteligente e acessível, que possa ser usado pelos consumidores em casa para avaliar diferentes produtos alimentares, como a tira de teste de gravidez.

Caso tenha mais interesse no método da pesquisa e seus resultados, clique aqui e acesse o artigo original, na íntegra!

O Foodnews destaca a trajetória de sucesso da carne bovina ao longo dos anos, saindo de grande vilã nos anos 70 para um cenário completamente diferente hoje! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Food Daily

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Tecnologia detecta impurezas na carne moída: simples e rápido! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!