inflação da alimentação fora do lar

Inflação da alimentação fora do lar. Quanto subiu comer fora?

O Foodnews apresenta estudo do Deagro, da Fiesp, que informa a evolução da inflação da alimentação fora do lar em 2016 e no início de 2017.

Acompanhe o custo de comer fora de casa e compare com os demais itens que compõem o indicador de inflação, como vestuário, educação, entre outros.

Mensalmente, o Departamento do Agronegócio da Fiesp (Deagro) divulga boletins com os indicadores do agronegócio e da indústria de alimentos. Entre esses informes está o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA  Alimentação e Bebidas

O IPCA de janeiro ficou em 0,38%, superando os 0,30% de dezembro. Apesar do aumento em relação a dezembro de 2016, este foi o IPCA mais baixo para os meses de janeiro desde 1994, quando foi criado o Plano Real. No acumulado dos últimos 12 meses, o Índice recuou para 5,35%.

Em janeiro, o grupo “Alimentação e bebidas” variou 0,35%, superando o índice de dezembro. Porém, esta foi a menor variação para os meses de janeiro desde 2006.

A Figura abaixo apresenta dos dados completos da variação de preços dos itens que compõem o IPCA.

 

inflação da alimentação fora do lar

Fonte: Dados da Fiesp (adaptado por Foodnews)

 

A alimentação consumida fora de casa passou de 0,33% para 0,69%, enquanto os alimentos para consumo no domicílio foram de -0,05% para 0,17%.

Os dados mostram que ficou um pouco mais caro comer fora de casa em janeiro em relação ao mês anterior.

Contudo, comparado ao mesmo período do ano passado, a inflação da alimentação fora do lar caiu, passando de 1,12 para os atuais 0,69.

No acumulado dos últimos 12 meses a inflação da alimentação fora do lar está em 6,76%, acima do índice geral que acumula alta de 5,35%.

Vale destacar, no entanto, que o Foodnews tem apresentado a evolução de custo dos principais insumos utilizados na cozinha, como carnes, queijos, ovos, entre outros e muitos alimentos tem apresentado alta igualmente acima da inflação.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Inflação da alimentação fora do lar. Quanto subiu comer fora? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!