inflação no restaurante

Inflação no restaurante. Sabe quanto subiu seus insumos?

O Foodnews destaca para o tema: inflação no restaurante! Afinal, você sabe dizer o quanto subiu de preços os insumos de acordo com os itens de sua compra e seus fornecedores? A inflação medida pelo IGP-M, IPCA entre outros indicadores são referências importantes que muitas vezes pouco se aplicam ao seu negócio.

Recentemente apresentamos o descolamento dos custos da carne bovina em relação a inflação. Vimos  que a variação acumulada no preço dos cortes de bovinos foi muito acima da inflação, medida pelo IGP-M. Por outro lado, da carne de frango foi menor que citado indicador.

Mas e você, tem avaliado a inflação dos insumos no seu negócio?

Para isso é essencial manter um histórico de dados de preços de compra de seus insumos. O que importa são os seus preços, pois muitas vezes o preço de mercado é apenas uma fonte de referência. O empresário busca além de qualidade uma boa negociação e fornecedores com melhores preços.

Mas vamos apresentar alguns números que posicionam os empresários do setor para a importância do tema e o quanto os custos podem variar em relação a um tradicional indicador de inflação, o IGP-M, por exemplo. Vamos considerar para este exemplo os últimos 2 anos. Em outras palavras, como foi a alta acumulada do IGP-M e de alguns dos principais custos de insumos em bares e restaurantes (veja Figura abaixo).

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola

Os dados acima indicam que a inflação no restaurante é maior do que os índices como o IGP-M.

O IGP-M acumula alta de cerca de 18,5% nesses últimos 2 anos, enquanto o ovo de 49,4%, o acém 29,3%. Destaque para o feijão, um ponto fora da curva, com alta acumulada acima de 400% no período.

Contudo, destaque positivo fica para o contrafilé e o peito de frango, com variação acumulada abaixo da inflação medida pelo IGP-M.

Como falamos, o objetivo aqui é de apenas posicionar os empresários e gestores sobre o tema e incentivar que cada estabelecimento tenha seus próprios números de inflação no restaurante.

Siga a Foodnews pelo www.facebook.com/foodlogics e fique atento as notícias, dicas de gestão e informações do mercado da alimentação fora do lar. Confira!

Inflação no restaurante. Sabe quanto subiu seus insumos? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!