influenza

Influenza pode favorecer exportação de carne de frango do Brasil

A ocorrência de influenza aviária em países produtores pode favorecer mercado de exportação de carne de frango do Brasil.

Novos surtos de influenza aviária neste mês de março de 2018 em importantes países produtores de frango podem favorecer as exportações brasileiras de carne.

Esse cenário pode trazer certo alento ao setor nacional, que recentemente foi alvo de uma nova operação (“Trapaça”). Clique aqui e saiba mais sobre a terceira fase da Operação Carne Fraca!

Ainda que com diferentes vírus e níveis patogênicos, a Coreia do Sul, os Estados Unidos, o México, a Arábia Saudita e países da União Europeia, como França, Alemanha e Irlanda, reportaram surtos isolados da doença em março. Além de possivelmente demandarem mais carne do mercado internacional, esses países já têm sofrido barreiras não tarifárias à exportação por parte de compradores.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo

Em relação aos preços no mercado interno, de 15 a 22 de março, a maioria das praças acompanhadas pelo Cepea teve tendência baixista, visto que a entrada da última quinzena do mês reduz a liquidez da carne de frango. Já na capital paulista, os preços se estabilizaram.

Vale lembrar que os preços da carne de aves no Brasil tem apresentado forte queda nestes primeiros 3 meses de 2018 (clique aqui), o que tem colocado em risco a atividade frente a alta dos custos de produção diante da forte alta dos preços dos grãos (clique aqui).

Adaptado do Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Influenza pode favorecer exportação de carne de frango do Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!