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Jerked Beef: oportunidades no mercado brasileiro!

O Foodnews destaca artigo de Shirley Menezes, do Cepea, sobre as oportunidades do mercado de Jerked Beef no Brasil.

Considerado o produto de ponta na evolução da carne seca produzida industrialmente, e com grande potencial de crescimento de mercado, o Jerked Beef incorpora a carga cultural do consumo de carne seca no Brasil e também questões relacionadas aos alimentos processados.

Não existem dados oficiais sobre o consumo de carne seca ou Jerked Beef no Brasil, mas estima-se que o charque seja um dos produtos cárneos industrializados mais consumidos no País.

A valorização da comida típica brasileira e o uso que chefes de cozinha têm feito da carne seca industrializada têm expandido o consumo desse produto, que deixa de ser exclusivamente regionalizado, passando a ter maior aceitação em regiões diversas.

A diferenciação do produto consumido em cada região, no entanto, ainda é evidente, sendo o Jerked Beef mais consumido no Sudeste do País.

Contudo, a demanda atual reflete cada vez mais a opção por alimentos com características padronizadas e qualidade estabelecida. Assim como para a carne fresca, o fator maciez se destaca para a salgada. Melhorias neste aspecto em específico poderiam resultar em aumento da aceitação pelo consumidor de produtos típicos.

De modo geral, o Jerked Beef parece atender favoravelmente os quesitos atuais de demanda, mostrando-se como um produto atrativo ao consumidor de regiões onde o hábito de consumo da carne seca é mais recente (Sudeste brasileiro) em relação a outras onde a questão cultural já o fez consolidado (Sul e Nordeste).

O Jerked Beef se apresenta  como um produto novo aos olhos de consumidores que não apreciam o charque, o que resulta na possibilidade de aumentar a fatia de mercado.

Apesar do grande potencial como fonte de proteína de origem animal, do importante espaço que já ocupa no mercado e do relevante papel socioeconômico que representa, o Jerked Beef tem participação pouco expressiva no mercado perto do potencial que lhe é atribuído. Em outras palavras, existe muito a ser explorado nos mercados nacional e internacional.

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Adaptado de Shirley Martins Menezes, mestra e pesquisadora do Cepea

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