lactose

O teor de lactose varia entre os tipos de leite no mercado?

O teor de lactose varia conforme o tipo do leite que consumimos, ou seja, do leite integral, semi-desnatado e desnatado?

Não! O que diferencia tais bebidas é somente o seu teor de gordura, de modo que o processo de redução do teor de gordura não afeta as quantidades de lactose, que é um carboidrato do leite.

Nos três tipos de leite, bem como em produtos derivados (excluem-se da lista as chamadas bebidas vegetais), o teor de lactose se mantém entre 4,8% e 5%. No leite materno, porém, a concentração é maior: em torno de 6,9%.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Leite Longa Vida (ABLV), a gordura dos três tipos de leite varia:

  • Integral: mínimo de 3% de gordura;
  • Semidesnatado: 0,9% a 0,6% de gordura (isso porque varia de acordo com a marca);
  • Desnatado: máximo de 0,5% de gordura.

Vale lembrar que a intolerância a lactose é a doença comum, provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais sempre que um produto à base de leite é consumido.

A intolerância à lactose não costuma ser uma doença grave, mas os seus sintomas podem ser bastante incômodos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Foodnews tem apresentado diversos temas relacionados ao leite, consumo e preços. Mas, será que estamos familiarizados com algumas curiosidades da produção de leite? Clique aqui e confira!

A versão in natura, retirada da vaca, por exemplo, hoje em dia é subdivida em três tipos: leite tipo A, B e C. Vamos entender um pouco mais! O fato é: será que existem diferenças entre esses tipos de leite? Clique aqui e confira!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O teor de lactose varia entre os tipos de leite no mercado? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!