lei anti-desperdício de alimentos

Lei anti-desperdício de alimentos é exemplo mundial a ser seguido!

Lei anti-desperdício de alimentos que vigora na França vira exemplo mundial!

A cozinha francesa é a mais famosa do mundo. Mas o país vem ganhando destaque não apenas na mesa. Entenda a lei anti-desperdício de alimentos no país!

Em fevereiro de 2016, a França tornou-se o primeiro país do mundo a proibir os supermercados de jogar alimentos fora. Lá, os mercados devem doar alimentos não utilizados. Os estabelecimentos que não cumprem a legislação são multados.

A legislação também determina que as escolas ensinem os alunos sobre a sustentabilidade e que as empresas disponibilizem estatísticas de resíduos alimentares em relatórios. Os restaurantes são obrigados a disponibilizar sacos para levar a comida embora.

Os esforços da França não passaram despercebidos. O país obteve a melhor posição no Índice de Sustentabilidade Alimentar de 2017, uma pesquisa de 25 países em toda a Europa, Oriente Médio, Ásia e as Américas, conduzido pelo Economist e Barilla Center for Food and Nutrition Foundation (BCFN).

O fato é que cada francês desperdiça 234 quilos de comida por ano, de acordo com o relatório do BCFN, uma média drasticamente melhor do que os 430 quilos dos americanos.

O desperdício de alimentos é um problema global. Todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas, ou um terço de todos os alimentos produzidos, são descartados, de acordo dados da FAO.

Aliás, entenda um pouco mais dos custos do desperdício de alimento no mundo! Clique aqui!

No entanto, a França não está sozinha neste campo. Ao longo da última década, a Grã-Bretanha demonstrou muito sucesso nas estatísticas, diz Craig Hanson, diretor global de alimentos, florestas e água no World Resources Institute, e a Dinamarca lançou iniciativas inovadoras.

A lei anti-desperdício de alimentos na França é nova, mas apenas 11% dos 7,1 milhões de toneladas dos alimentos desperdiçados do País saem dos supermercados.

De qualquer modo, a lei é importante simbolicamente. Vale lembrar que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha ou a Dinamarca, por exemplo, não têm legislação governamental comparável.

E você sabia que o tamanho do desperdício de alimento no mundo seria capaz de acabar com a fome no planeta? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Gazeta do Povo

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Lei anti-desperdício de alimentos é exemplo mundial a ser seguido! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!