mamão graúdo

Oferta de mamão graúdo aumenta em outubro

A oferta de mamão graúdo tem aumentado em outubro de 2017 e, isso não é bom para o comércio da fruta!

A oferta de mamão graúdo, ou seja, de maior calibre aumentou em outubro, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, impactando negativamente na comercialização da fruta.

Esse cenário está atrelado às temperaturas mais amenas nas regiões produtoras até o início de setembro, principalmente à noite, o que permitiu um maior tempo de permanência das frutas nos pés.

Assim, os mamões alcançaram maior calibre e, com a elevação das temperaturas ao longo do mês, a maturação ideal. Além disso, a ocorrência de mancha fisiológica, que deveria diminuir neste mês, ainda é grande.

Na virada de setembro para outubro, as roças mais antigas de formosa sofreram bastante com problemas de qualidade.

Segundo relatos de produtores consultados pelo Hortifruti/Brasil, mais de 80% da variedade comercializada no mês passado era de mamão graúdo e apresentava manchas, o que limitou as negociações, principalmente no Espírito Santo e em Minas Gerais, responsáveis pela maior parte das vendas de mamão formosa no mercado interno.

Com a finalização de roças velhas em novembro e a menor variação climática, a qualidade da fruta deve melhorar.

Vale lembrar também que o mamão foi destaque de alta dentre os hortifrútis em setembro de 2017. Segundo a Hortifruti Brasil, o formosa registrou menor oferta no mês passado.

Os preços da variedade se elevaram em expressivos 124% na média das regiões (com exceção do RN) em relação a agosto. E a valorização poderia ter sido até maior – não fossem os baixos patamares de preços do havaí, que atraíram o consumidor.

Em outubro, porém, houve aumento de oferta do mamão nas regiões produtoras, devido ao clima mais quente e à colheita de novas roças, principalmente no Espírito Santo e na Bahia. Assim, as cotações podem recuar. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia.

Oferta de mamão graúdo aumenta em outubro was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!