mamão havaí

Preços do mamão havaí quase 3 vezes acima do formosa em janeiro de 2018

Os preços do mamão havaí estão quase 3 vezes acima dos valores praticados para o formosa neste início de 2018.

Neste início de 2018, o mamão havaí obteve melhores cotações frente às do formosa, por conta da baixa disponibilidade da variedade. Contudo, a restrita comercialização no período das férias e a elevada quantidade de frutas pequenas não permitiram valorizações significativas.

Na semana entre os dias 8 e 12 de janeiro, por exemplo, enquanto o preço médio de comercialização do mamão havaí tipo 12 a 18 no Norte do Espírito Santo foi de R$1,04/kg, o formosa, na mesma praça, teve remuneração média de R$0,38/kg.

Vale lembrar que, de acordo com os colaboradores do Hortifruti/Cepea, houve redução no volume disponível de havaí neste ano, devido aos limitados preços do ano passado, que desanimaram produtores quanto à renovação e manutenção da área de cultivo.

Por outro lado, como o volume produzido da variedade pode diminuir neste ano, por conta da menor área, as cotações podem ser superiores, caso o mercado consumidor seja favorável.

Pois é, e a oferta de mamão havaí deve continuar caindo no ano de 2018!

O fato é que, com margens apertadas no acumulado de 2017, investimentos na cultura de mamão foram desestimulados. Assim, as expectativas para 2018 são de novas reduções na área plantada com a fruta e, consequentemente, na menor oferta de mamão nas principais regiões produtoras do País.

Vale lembrar que no ano de 2017, a área cultivada diminuiu significativamente. Apesar das perspectivas iniciais positivas (devido aos elevados preços no ano passado), a área alocada à mamocultura teve redução de 9,7% frente à de 2016, somando apenas 12.470 hectares. Clique aqui e saiba mais!

Veja também algumas curiosidades e benefícios do mamão havaí ou também conhecido por papaia, fruta que é considerada inclusive medicinal por conter substâncias terapêuticas. Clique aqui!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços do mamão havaí quase 3 vezes acima do formosa em janeiro de 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!