manga

Atraso na safra paulista de manga pode afetar indústria

As condições climáticas deste inverno atrasaram as florações dos pomares de manga paulistas em cerca de dois meses.

Assim, a colheita da próxima temporada deve ocorrer a partir de janeiro de 2018, o que obrigará as indústrias de processamento da fruta a reorganizar suas atividades.

Consultados pelo Hortifruti/Cepea, agentes do setor de processamento não preveem grandes impactos na atividade em consequência do atraso da safra, já que é comum haver modificações no calendário de colheita, exigindo da indústria maior flexibilidade.

Questionados se essa situação poderia ter interferência na moagem de outras frutas, como a goiaba, eles garantiram: não deve ocorrer, mas se houver, o processamento da manga será a prioridade.

Ainda é cedo para definir o volume, tanto de produção quanto de processamento, nesta próxima temporada, mas há expectativa de boa produtividade, já que as floradas apresentaram pegamento satisfatório.

Atrelado ao encurtamento da safra, previsto por agentes do setor, a elevada produção em um menor período poderá gerar concentração da colheita – e, caso este cenário se confirme, pode se acentuar a concorrência com outras praças, além de elevar o volume destinado ao processamento.

E a falta de chuvas também continua preocupando os produtores de frutas do nordeste brasileiro!

O reservatório de Sobradinho, maior do Nordeste, abastece um dos principais perímetros de fruticultura irrigada do País, o Nilo Coelho.

Desde 2012, as regiões Norte e Centro-Oeste – onde está localizada a nascente do Rio São Francisco, que abastece o reservatório de Sobradinho – passam por uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos (clique aqui).

E saindo um pouco da produção de alimentos, o desperdício de água acontece também nos lares do país.

O desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício, que ocorre, na maioria das vezes, nos usos domésticos.

Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. E onde gastamos nossa água? (clique aqui e descubra).

Veja também que o índice Ceagesp de preços das frutas, legumes, verduras e diversos cai em agosto de 2017! (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Atraso na safra paulista de manga pode afetar indústria was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!