melancia paulista

Melhora a qualidade da melancia paulista!

A qualidade da melancia paulista, especificamente de Oscar Bressane, esteve melhor na última semana de setembro de 2017.

A melhor qualidade da melancia paulista acontece porque, durante o plantio da fruta, os danos pelo frio foram menores.

No entanto, o padrão atual das frutas ainda não é o esperado pelos consumidores, principalmente por conta da falta de chuvas nos últimos meses.

Com isso, as frutas desta praça foram comercializadas a preços inferiores aos de Uruana (GO). A melancia graúda (>12 kg) teve preço médio de R$ 0,64/kg nas lavouras paulistas nesta semana, 7,2% inferior às cotações goianas.

Para os próximos sete dias, espera-se um aumento da oferta de melancia paulista e nova melhora na qualidade devido à previsão de 45 mm de chuva em Oscar Bressane, segundo a Climatempo.

Vale destacar também que o semeio para a safra principal de melancia nas lavouras de Itápolis (SP) apresentou ritmo mais acelerado em setembro. No total, devem ser plantados cerca de 2.500 hectares em outubro – já no mês passado, o plantio foi de aproximadamente 50% da área.

O clima na região esteve benéfico ao cultivo da fruta, sendo que as precipitações em agosto diminuíram a necessidade de irrigação em algumas lavouras, reduzindo os custos de produção. Com uma parcela considerável do plantio no mês passado, a expectativa é de maior oferta de melancias na região a partir de novembro.

Em Marília e Oscar Bressane (SP), por sua vez, o plantio foi finalizado em agosto, e as primeiras colheitas ocorreram em meados de setembro, mas devem se intensificar a partir da primeira semana de outubro.

É importante destacar que apesar da recente melhora da qualidade da melancia paulista, Goiás segue como maior produtor nacional de melancia. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Melhora a qualidade da melancia paulista! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!