melão amarelo

Benefícios e valor nutricional do melão amarelo!

Poucos se lembram, mas há algum tempo atrás, o melão amarelo era um produto importado da Europa, caro e pouco acessível para a grande maioria da população.

Atualmente, o melão amarelo que é originário da Ásia e África, é produzido no Nordeste brasileiro, de onde sai 90% da produção nacional e, passamos de importador para exportador do produto.

Apesar de hoje em dia termos diversas variedades de melão disponíveis no mercado, a mais produzida e difundida no Brasil é o melão amarelo tipo valenciano, de origem espanhola, que tem como característica frutos redondos, casca amarela, polpa espessa e resistente ao transporte e armazenamento.

O melão é constituído de 90% de água, é rico em vitaminas E, A e C além de importantes antioxidantes que ajudam a proteger o organismo contra vários tipos de doenças, desde um simples resfriado até câncer.

É uma das frutas mais ricas em sódio – mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre outras funções -, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio. Auxilia ainda quer está de dieta, pois 100 gramas fornecem apenas 20 calorias, e suas fibras dão sensação de saciedade, ajudando ainda a melhorar o funcionamento do intestino.

E os benefícios do melão amarelo não param por ai:

  • Tem efeito diurético, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo
  • Ajuda a controlar a pressão arterial, graças à presença de potássio e magnésio
  • Fortalece o sistema imunológico pela ação dos antioxidantes, que limpa o organismo dos radicais livres
  • Colabora na formação de colágenos, ossos e glóbulos vermelhos
  • Facilita na absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal, devido à presença de cálcio
  • Ameniza sintomas da menopausa graças à presença do fósforo e magnésio
  • Ajuda a regular a menstruação, melhora a circulação do sangue e tem propriedades anticoagulantes

Encontrado no ano todo, a sua produção é mais forte nos meses de outubro a dezembro, quando a grande oferta faz com que seu preço caia. Em 2017, a Ceagesp recebeu cerca de 54.481 toneladas de melão amarelo, provenientes principalmente das cidades de Mossoró (RN), Baraúna (RN), Aracati (CE), Apodi (RN), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

O Foodnews destaca algumas dicas sobre o que fazer para não errar na gestão no food service! Clique aqui e confira!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e valor nutricional do melão amarelo! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!