melhor investimento em 2016

O melhor investimento em 2016. Confira resultado de alternativas do último ano!

O Foodnews apresenta alguns dos melhores investimentos do último ano. O objetivo é destacar, dentre algumas alternativas, qual foi o melhor investimento em 2016. Com isso, vamos comparar a variação de preço das principais commodities agrícolas com opções que o mercado oferece.

Como temos discutido no Foodnews, o ano de 2016 foi um ano decepcionante em termos de preços para o agronegócio, pelo menos quando falamos de boi, bezerro, milho e soja.

Claro, cabe ressaltar que preços em baixa embora seja um forte indicador de queda de rentabilidade, o resultado final igualmente depende da gestão de custos e produtividade do negócio, que vai além da simples análise de preços das commodities agrícolas.

Contudo, por simplicidade, vamos comparar a evolução de preços das commodities agrícolas com o mercado financeiro e algumas opções de investimento disponíveis no mercado e avaliar qual apresentou maior alta em 2016.

 

  Variação em 2016
Vale (VALE5) 153,4%
Petrobrás (PETR4) 116,4%
Petróleo (Brent) 50,8%
Ibovespa (%) 42,9%
Poupança 7,7%
Ouro 7,6%
IGP-M 6,6%
Boi gordo (CEPEA) -0,1%
Soja (CEPEA) -5,4%
Milho (CEPEA) -5,5%
Bezerro (CEPEA) -10,9%
Dólar -15,5%

 

 

As principais ações da Bolsa de Valores, representada pela Petrobrás e Vale, foram as que obtiveram a maior alta em 2016, dos ativos avaliados pelo Foodnews. O mercado financeiro que vinha de anos de perdas expressivas em um passado recente se recuperou em 2016, trazendo ganhos significativos para quem investiu nessas ações ao longo do ano.

O melhor investimento em 2016 esteve nas principais ações do IBovespa, como Vale e Petrobrás, com rentabilidade muito acima de 100%.

O Ibovespa, índice que representa a variação das principais empresas brasileiras negociadas na Bolsa de Valores, acumulou alta de 42,9%.

O petróleo também apresentou ganhos expressivos, se recuperando de quedas recentes. No ano a alta do Brent foi acima de 50,0%.

O ouro, tradicionalmente um investimento seguro e bastante procurado em situações de agravamento de crise, apresentou uma alta discreta em 2016, de 7,7% e bastante próxima da inflação medida pelo IGP-M.

As commodities agrícolas avaliadas no Foodnews, desapontaram em 2016, ficando todas no campo negativo, com exceção do boi gordo, com cotações praticamente estáveis.

O dólar foi o pior investimento do ano, com queda acumulada de cerca de 15,0% no ano.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O melhor investimento em 2016. Confira resultado de alternativas do último ano! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!