menor risco de câncer

Estudo associa consumo de orgânicos com menor risco de câncer

O Foodnews destaca pesquisa que associa o consumo de produtos orgânicos com o menor risco de câncer!

Todo mundo sabe que frutas, verduras e legumes fazem bem à saúde e evitam doenças, principalmente cardiovasculares. No entanto, os benefícios de alimentos orgânicos, cultivados sem pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos, ainda são enigmáticos.

E agora, um estudo francês assinala que seus consumidores têm menor risco de câncer, ou seja, de até 25% menos chance de desenvolver a doença do que aqueles que não adotam essa dieta.

A equipe coordenada por Julia Baudry, do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística Sorbonne Paris Citè, examinou a alimentação de quase 69.000 voluntários, principalmente mulheres, durante aproximadamente cinco anos. Os participantes recebiam pontuações conforme a frequência com que ingeriam alimentos orgânicos, variando de “na maioria das vezes” para “nunca”.

Os consumidores mais frequentes de orgânicos apresentaram 76% menos chances de desenvolver todos os linfomas (nos linfomas não Hodgkin esse índice chegou a 86%), e 34% de redução dos casos de câncer de mama que se desenvolvem após a menopausa. Também foram observados outros tipos de câncer, como os de próstata, pele e colorretal.

“Consideramos uma variedade de fatores que podem estar relacionados à prevenção contra o câncer, como socioeconômicos, estilo de vida, histórico familiar e dieta mais saudável em termos de nutrientes e consumo de alimentos”, explicou Baudry, em entrevista à agência United Press International. “Mas nenhum desses quesitos contribuiria tanto para a prevenção contra o câncer do que a ingestão de orgânicos”.

Os revisores do levantamento, no entanto, apontam limitações do estudo: Baudry não fez medidas específicas sobre os resíduos de contaminantes presentes em alimentos não orgânicos. Tampouco considerou a frequência do consumo de frutas e vegetais pelos voluntários.

Professor de Endocrinologia da PUC-Rio e ex-presidente da Federação Mundial da Obesidade, Walmir Coutinho avalia que ainda não é possível dizer que o consumo de alimentos orgânicos promove o menor risco de câncer.

“As conclusões do estudo não são suficientemente fortes para estabelecermos uma relação entre os orgânicos e a redução de câncer. É apenas uma hipótese”, pondera. “Só foi realizado um estudo sobre o tema, assinado por cientistas britânicos, que mostrou que o maior consumo desses alimentos pode aumentar o risco de câncer de mama”.

O Foodnews destaca para a questão dos falsos orgânicos que tem ganhado importância à medida que esse mercado cresce mundo afora! Clique aqui!

Adaptado de O Globo

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Estudo associa consumo de orgânicos com menor risco de câncer was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!