mercado de açúcar

Mercado de açúcar no mundo: a oferta será maior que o esperado!

O Foodnews destaca para o comportamento do mercado de açúcar no mundo em 2017, com expectativa de produção recorde e estoques em alta.

O mercado de açúcar no mundo deve registrar um superávit de 7,14 milhões de toneladas na safra 2017/18, conforme estimativa da consultoria australiana Green Pool.

As previsões anteriores apontavam um excedente menor, de 5,55 milhões de toneladas. Essa maior diferença entre produção e consumo no mercado de açúcar mundial está favorecendo a queda nos preços do produto.

A produção foi estimada pela Green Pool em um recorde de 191,14 milhões de toneladas, em valor bruto, quase 6% acima das 178,78 milhões de toneladas registradas em 2016/17.

O consumo deve aumentar em 1,5%, para 182,99 milhões de toneladas. Como vemos, a produção de açúcar tem superado e muito o consumo de açúcar e isso tem pressionado o mercado de açúcar ao redor do mundo.

O fato é que vai sobrar açúcar no mundo esse ano e uma das causas está na maior produção do produto pelo Brasil.

A Green Pool disse que a revisão deve-se à maior destinação de cana para fabricação de açúcar no Centro-Sul do Brasil, bem como à perspectiva de maior produção em regiões como Tailândia e União Europeia.

O Foodnews destaca o comportamento recente dos preços do açúcar que apresentam forte queda na base anual de comparação.

O Indicador de preços do açúcar cristal Cepea/Esalq para o estado de São Paulo segue em queda, refletindo o período de safra, com média de R$61,18/saca de 50 kg em julho de 2017.

Essa média, que é 15,32% inferior à de junho de 17 e 28,58% menor que a de julho de 16, é a mais baixa desde outubro de 2015 – valores deflacionados pelo IGP-DI de junho/17.

Segundo pesquisadores do Cepea, o clima seco no estado de São Paulo tem favorecido a colheita de cana e, consequentemente, a produção de açúcar nas usinas, que segue em ritmo acelerado (clique aqui e saiba mais).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mercado de açúcar no mundo: a oferta será maior que o esperado! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!