mercado de citrus

Clima mais quente favorece o mercado de citrus

O clima mais quente no estado de São Paulo tem favorecido o mercado de citrus em setembro de 2017.

A perspectiva para o mercado de citrus é de que o cenário continue favorável, uma vez que a previsão é de continuidade das altas temperaturas.

O clima mais seco, por outro lado, tem prejudicado a qualidade das frutas de algumas regiões, principalmente onde as chuvas de agosto foram menos intensas (como em Bebedouro).

Nesta semana entre os dias 11 e 15 de setembro de 2017, a pera registrou média de R$17,04/cx de 40,8 kg, na árvore, aumento de 2,3% em relação ao período anterior.

Com relação a oferta, a primeira reestimativa da safra 2017/18 de laranja, divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura aponta produção de 374,06 milhões de caixas de 40,8 kg em São Paulo e no Triângulo Mineiro.

O volume é 2,63% superior ao da primeira estimativa, de maio, e 52,5% maior que o da temporada anterior (2016/17), finalizada em 245,3 milhões de caixas. Caso se concretize, esta pode ser a maior oferta desde 2012/2013.

O cenário também foi positivo para a lima ácida tahiti. Além da melhora da demanda interna (tanto em SP como em outros estados brasileiros), o volume de fruta pronto para a colheita segue reduzido. Assim, os preços estão em alta.

Conforme produtores, a oferta da variedade deve aumentar somente em novembro, o que pode manter os valores em bons patamares neste e no próximo mês.

O preço médio da tahiti paulista, nesta semana de 11 a 15 de setembro, foi de R$ 62,37/cx de 27 kg, colhida, avanço de 44% em relação ao da semana passada.

Vale lembrar que que as chuvas que atingiram as principais regiões produtoras de limão tahiti em São Paulo ao longo de junho levaram os citricultores a interromper as atividades de campo, reduzindo ainda mais a oferta da fruta e elevando as cotações da fruta naquele mês (clique aqui).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Clima mais quente favorece o mercado de citrus was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!