mercado mundial de banana

Desafios do mercado mundial de banana em 2018

O mercado mundial de banana está agitado neste início de 2018.

O fato é que o ano de 2018 tem começado com o mercado mundial de banana em alerta, já que os estoques da fruta seguem em baixa e preços da banana elevados.

Os preços do mercado mundial de banana estão elevados devido aos baixos estoques da fruta.

Por outro lado, as estimativas de produção mundo afora são otimistas e pode facilmente reverter o cenário atual.

Caso o clima favoreça os principais produtores mundiais, é esperado uma oferta grande de bananas, o que tende a pressionar para baixo os preços da fruta.

A partir de março e abril de 2018, os maiores volumes são esperados em todas as regiões produtoras. Os volumes máximos virão da América do Sul, América Central e Filipinas, que estão em um ciclo de produção ascendente. Se isso realmente acontecer, podemos esperar uma excessiva oferta no mercado mundial “, explica Hugo Castro, gerente-geral da Ginafruit, Equador.

Hugo explica que um fator importante na produção de banana é o clima. “Como a fruta depende do clima, não há certeza se a expectativa de produção vai mudar devido às circunstâncias climáticas. Se for conforme o esperado, haverá muita fruta disponível no mercado mundial. Ao mesmo tempo, a demanda diminui na Europa e na Rússia por causa do clima quente. Durante os meses de verão, o consumo de banana tende a diminuir.

Vale lembrar que o Brasil não é um relevante exportador de banana, sendo um país de pouca influencia no mercado mundial de banana. As frutas produzidas no país são comercializadas principalmente no mercado interno.

Contudo, vale destacar que foi autorizada a importação de banana do Equador para o Brasil, o que tem causado bastante polêmica entre os produtores daqui. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E mudando um pouco de assunto, estudos indicam que antioxidantes e fenóis encontrados na casca da banana tem propriedades que combatem o câncer e retardam o processo de envelhecimento. Clique aqui!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Desafios do mercado mundial de banana em 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!