mercado mundial do tomate

Confira algumas curiosidades do mercado mundial do tomate!

O Foodnews destaca algumas curiosidades sobre o mercado mundial do tomate, o legume mais produzido e consumido no planeta!

O tomate é um dos alimentos mais consumidos no mundo e no Brasil. Na salada, no molho, no suco, na pizza, na macarronada…

O fato é que a produção mundial de tomate gira em torno de 130 milhões de toneladas ao ano, das quais cerca de 88,0 milhões de toneladas são destinados ao consumo do fruto in natura e os outros 42,0 milhões de toneladas destinadas a indústria.

O tomate é o legume mais produzido e consumido no mundo. Aliás, clique aqui e veja os grupos de alimentos mais consumidos no planeta.

De qualquer modo, os maiores produtores mundiais de tomate são: China, União Europeia, India, Estados Unidos e Turquia. Esses países e bloco representam cerca de 70% da produção mundial.

O Brasil é apenas o nono maior produtor de tomate, com uma produção estimada em torno de 4,0 milhões de toneladas anuais. Para se ter uma ideia da diferença que estamos da China, maior produtor mundial, o país asiático produz mais de 50,0 milhões de toneladas do fruto anualmente.

Em 2017, o faturamento da produção de tomate no campo, indústria e comércio chegou a R$14 bilhões. Pois é, o mercado mundial do tomate movimenta a economia.
E aqui cabe um comentário interessante: algo próximo de 7.000 diferentes variedades de tomates são cultivadas comercialmente ao redor do mundo. É muito tomate e muitos tipos de tomate também.

O Brasil hoje é autossuficiente na produção de tomate para a indústria. A tecnologia ajuda na produção e nas estufas já são produzidas novas variedades sem o uso de defensivos.

Além disso, o tomate é rico em potássio e vitaminas. Bom, mas para saber mais sobre o tomate e seus benefícios para nossa saúde, clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Confira algumas curiosidades do mercado mundial do tomate! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!