O milho é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha, por isso o administrador deve ficar atento a quantidade de milho disponível no mundo, para que nao se surpreenda com o preço do insumo.

Milho disponível no mundo e o impacto de preços para gastronomia

O Foodnews destaca os últimos números de estoque final de milho no mundo, segundo últimos dados da AMIS – Agricultural Market Information System. O objetivo aqui é mostrar a expectativa do quanto tem e terá de milho disponível no mundo e a relação de preços do grão.

A Figura abaixo apresenta de estoque final de milho na safra atual e a perspectiva para a próxima safra, comparando os dados anteriores e o último dado apresentado pela AMIS.

Disponibilidade de milho e a gastronomia

 

A Figura acima destaca a previsão de queda dos estoques mundiais de milho na próxima safra (safra 16/17). A queda é de aproximadamente 12 milhões de toneladas frente a safra atual (safra 15/16).

Hoje tem cerca de 218,64 milhões de toneladas de milho disponível no mundo. Na próxima é esperado um valor menor, de 206,62 milhões de toneladas.

Em relação as estimativas anteriores, pouca coisa mudou. A AMIS aumentou ligeiramente o estoque final de milho na safra atual, de 218,36 para 218,64 milhões de toneladas. Já para a próxima safra a atualização dos dados mostra uma previsão de estoque final 0,3% menor (de 207,32 para os atuais 206,62 milhões de toneladas). Essa redução pode gerar um aumento no preço do grão para os próximos anos.

E qual o comportamento de preços do milho nos últimos anos?

milho_hist

Veja que nos últimos anos os preços do  milho no país atingiram patamares recordes em valores nominais.

Se por um lado nunca vimos preços tão elevados do milho, qual impacto para bares, restaurantes, etc?

Como sabemos o milho é muito utilizado direta e indiretamente na gastronomia. Pode ser o mesmo preparado ou estar inserido em algum ingrediente rotineiramente utilizado na cozinha, como o amido de milho, farofa de milho, entre outros.

O impacto nos preços do milho pode resultar num aumento de custos para o responsável pelas compras dos estabelecimentos, por isso é necessário uma gestão de compras eficaz, principalmente levando em conta a safra dos grãos que mais são utilizados na cozinha, como é o caso do milho.

Siga-nos pelo www.facebook.com/foodlogics e fique por dentro das notícias e curiosidades do mercado da alimentação fora do lar.

Milho disponível no mundo e o impacto de preços para gastronomia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!