mirtilo

Mirtilo, a primeira das chamadas superfrutas!

O mirtilo ou também conhecido lá fora como blueberry, foi a primeira a receber o título de superfruta.

Isso porque o mirtilo é uma excelente fonte de flavonoides, com destaque para as antocianinas, que lhe conferem a cor típica azulada.

O mirtilo possui ainda pigmentos com alto poder antioxidante e efetivos no combate aos radicais livres destrutivos, que se formam no corpo humano, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e até câncer.

Também conhecido como “uva-do-monte”, por causa do sabor parecido com o da uva, o mirtilo é originário da América do Norte — Estados Unidos e Canadá.

Recentemente, estudiosos da Universidade de Cincinnati (EUA) afirmaram que o mirtilo também pode reduzir os efeitos do Mal de Alzheimer.

Assim como outras dez ameixa, amora-preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, morango, pera, pêssego e uva , o mirtilo é uma fruta de clima temperado, daí seu cultivo ter mais sucesso em regiões como o Rio Grande do Sul, quando plantados no País informa a Embrapa.

A planta que da origem ao mirtilo é uma espécie arbustiva, com 1,5 a três metros de altura, e exigente em frio para quebra da dormência. Produz em ramos, em grupamentos de frutos que amadurecem de forma irregular. Por isto, há a necessidade de se fazer várias colheitas seletivas para retirar somente a parte madura.

Outro aspecto importante dessa pequena fruta diz respeito às propriedades nutracêuticas, já mencionadas. Agora, a Embrapa vem realizando pesquisas de melhoramento genético e práticas culturais do mirtilo.

E por falar em superfrutas, o Foodnews destacou que algumas frutas raras da nossa Mata Atlântica tem sido destaque.

Bom, caso já tenha bebido um suco de ubajaí, degustou um araçá-piranga ou já provou uma cereja-do-rio-grande, parabéns. Nesse caso, é um dos felizardos que conhece essas frutas raras da Mata Atlântica. E essas frutas raras tem efeitos tão positivos para a saúde que cientistas brasileiros apostam nelas como candidatas a novas superfrutas da moda. Clique aqui e saiba mais!
Adaptado da Revista A Lavoura

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mirtilo, a primeira das chamadas superfrutas! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!