obesidade infantil

Como a família tem influenciado na obesidade infantil?

A influencia da família na obesidade infantil é algo que tem despertado, cada vez mais, o interesse de pesquisa nos Estados Unidos.

Isso porque a ocorrência de obesidade infantil nos Estados Unidos tem mais que triplicado desde a década de 1970.

De acordo com estatísticas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, cerca de 1 em cada 5 crianças e adolescentes (de 2 a 19 anos de idade) são obesos.

Para entender melhor a obesidade infantil, os pesquisadores examinaram como o perfil e o hábitos das famílias com pelo menos uma criança obesa diferem das daquelas que não têm filhos obesos.

Com o auxílio dos dados da Pesquisa Nacional de Compras e Compras de Alimentos Domésticos do USDA (FoodAPS), os pesquisadores descobriram que as crianças de famílias de crianças obesas tendem a viver em um ambiente mais desfavorável em comparação com crianças de famílias não obesas.

Esse ambiente menos favorável foi definido como uma família onde os pais de crianças obesas eram mais propensos a ser solteiros, menos educados, desempregados e que também estavam acima do peso.

A análise dos dados da FoodAPS também revelou que crianças de famílias de crianças obesas também tinham um acesso menor de alimentos saudáveis.

Nas áreas rurais, as famílias de crianças obesas eram mais propensas a residir em áreas com menor disponibilidade de supermercados e o acesso restrito a produtos frescos e saudáveis prontamente disponíveis.

Nas áreas urbanas, as famílias com crianças obesas eram mais propensas a residir em áreas com maior disponibilidade de lojas de conveniência, onde os lanches com alto teor calórico constituem a maior parte das ofertas de alimentos.

Aliás, o Foodnews já destacou o assunto, de como reduzir a obesidade infantil através da alimentação (clique aqui).

E vale destacar também que a questão da obesidade não é exclusiva dos Estados Unidos e já atinge 1 em cada 5 brasileiros, o que representa um aumento de 60% em 10 anos, segundo o Ministério da Saúde (clique aqui e saiba mais)

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como a família tem influenciado na obesidade infantil? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!