oferta de mamão

Oferta de mamão deve continuar caindo no País em 2018!

Oferta de mamão deve continuar caindo no ano de 2018!

O fato é que, com margens apertadas no acumulado de 2017, investimentos na cultura de mamão foram desestimulados. Assim, as expectativas para 2018 são de novas reduções na área plantada com a fruta e, consequentemente, na menor oferta de mamão nas principais regiões produtoras do País.

Vale lembrar que no ano de 2017, a área cultivada diminuiu significativamente. Apesar das perspectivas iniciais positivas (devido aos elevados preços no ano passado), a área alocada à mamocultura teve redução de 9,7% frente à de 2016, somando apenas 12.470 hectares.

O recuo tem ocorrido ano a ano, influenciado principalmente pela crise hídrica no semiárido brasileiro, onde está localizada a maior parte da mamocultura nacional.

O Foodnews inclusive destacou no ano de 2017 os efeitos da crise hídrica na produtividade e custos da produção de mamão no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Em 2017, contudo, a rentabilidade limitada em praticamente todos os meses também influenciou o cenário, tendo maior impacto sobre a área no segundo semestre. Em 2016, a seca afetou todas as regiões. Em 2017, no entanto, o regime de chuvas foi mais regular, mas ainda abaixo da média, não revertendo os problemas hídricos e desestimulando o plantio.

Além desses fatores, a presença de viroses nos pomares, como meleira e mosaico, também dificultou a manutenção da cultura em 2017.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o mosaico foi o principal responsável pela redução da área de mamão havaí no litoral do Rio Grande do Norte. A presença de viroses também foi observada em outros estados (ES e BA), mas com maior controle. Dentre as praças acompanhadas, as maiores reduções de área foram observadas no Norte do Espírito Santo (-15%), no Rio Grande do Norte (-14%) e no Sul da Bahia (-11%).

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Oferta de mamão deve continuar caindo no País em 2018! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!