oferta de melão

Menor oferta de melão pressiona preços do fruto!

O Foodnews destaca para a forte alta de preços do melão no início de março, impulsionado por questões climáticas. A menor oferta de melão pressiona o preço do fruto.

Alguns produtores da região do Vale do São Francisco (BA/PE) diminuíram o volume de comercialização devido à menor oferta de melão.

Esse cenário esteve atrelado ao adiamento da colheita de algumas lavouras, em função das chuvas. Agora, para colher o melão que está no campo, será necessário que as frutas “sequem” mais, segundo indicam alguns colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Com menor volume no mercado, o melão amarelo do Vale do São Francisco dos tipos 6 e 7 posto em São Paulo (Ceagesp) se valorizou 17% na última semana, fechando, em média, a R$ 22,75/cx de 13 kg (de 6 a 10 de março).

A oferta de melão reduzida impulsiona os preços do fruto em cerca de 17% neste início de março.

Vale destacar também que a área total de melão acompanhada pelo Hortifruti/Cepea deve fechar este ano em 13.700 hectares, 6,3% menor em relação ao ano anterior – considerando a soma do ano civil no Vale do São Francisco (BA/PE) e a safra 2016/17 do Rio Grande do Norte/Ceará.

Com redução de área cultivada, a oferta de melão deve ser menor e os preços os preços do frutos mais firmes ao longo do ano.

De modo geral, a falta de água tem sido limitante na cultura. Desta maneira, melonicultores do Vale devem finalizar 2016 com 2,2 mil hectares de melão, redução de 10,5% no comparativo com 2015. O recuo foi maior no segundo semestre, quando a área foi de 500 hectares, queda de 30,6% frente ao mesmo período de 2015.

O Foodnews apresentou a alta dos preços dos alimentos comercializados no Ceagesp em fevereiro de 2017. Clique aqui para acessar os dados do artigo!

Fonte: Adaptado de Cepea/Hortifruti

O Foodnews é o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Menor oferta de melão pressiona preços do fruto! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!