oferta mundial de trigo

Menor oferta mundial de trigo pode afetar o Brasil

O Foodnews destaca para a expectativa de queda na oferta mundial de trigo e os respectivos impactos nos preços, inclusive no Brasil.

Diante das condições climáticas pouco favoráveis em 2017 em muitas localidades, a disponibilidade de trigo pode diminuir na temporada 2017/18 em diversos países.

Nesse cenário de menor oferta mundial de trigo, o Brasil que ocupa a quarta posição dentre os maiores importadores mundiais do cereal, pode ser afetado.

Além disso, segundo o Deral/Seab, a produção no Paraná, principal produtor do grão no País, deve diminuir fortes 19%, somando 2,82 milhões de toneladas.

Quanto aos valores, conforme pesquisadores do Cepea, as oscilações de preços nos países fornecedores do cereal ao Brasil, combinadas às variações cambiais (Real x dólar), podem impactar os valores do grão e de seus derivados no mercado doméstico.

Aliás a queda na oferta mundial de trigo já tem sido refletida nos preços do cereal por aqui ao longo de 2017.

Os preços do trigo seguem em alta no Brasil, refletindo a menor área alocada ao cereal e condições climáticas desfavoráveis no período de semeio do grão.

Nesse cenário, a estimativa é de que a produtividade no campo seja inferior à de 2016, diminuindo ainda mais a oferta e impulsionando ainda mais os preços do trigo em 2017.

No mercado de derivados, as comercializações seguem lentas, com os preços da farinha em alta por conta dos maiores preços da matéria-prima.

Já para o farelo, o cenário é de queda, devido à entrada de milho segunda safra no mercado, que ainda exerce pressão sobre os valores do derivado.

Confira o rank dos alimentos mais produzidos no Brasil e no mundo (clique aqui).

Dentre os principais alimentos produzidos no Brasil, destacam-se a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o leite e a mandioca (clique aqui e saiba mais). O trigo não compõe a relação de alimentos mais produzidos no país, o que aumenta nossa dependência da oferta mundial do cereal

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Menor oferta mundial de trigo pode afetar o Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!