o mercado esta animado com o novo governo?

O mercado está animado com o novo governo? Veja alguns números

O Foodnews apresenta alguns dados que mostram se o mercado está animado com o novo governo.

Nesses pouco mais de 2 meses pós-impeachment, a pergunta é: O que mudou no ânimos dos investidores e do mercado? Afinal, o mercado está animado com o novo governo?

Na verdade vamos incluir alguns dados do câmbio e do mercado financeiro, representado pelo Ibovespa, neste pequeno tempo após o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, concretizado no dia 31 de agosto de 2016. Será que já houve tempo para uma melhora desses números de lá para cá?

Claro que o efeito na economia real demora mais para ser visto, pois se passaram apenas poucos dias de todo processo. A coisa estava e ainda está feia e isso não se resolve na noite para o dia. Para avaliarmos dados de emprego e de indicadores que mostram crescimento econômico temos de aguardar mais alguns meses. Mas estamos atentos a eles!

Contudo, alguns números tem um efeito mais imediato, como a reação do mercado financeiro, que expressa o animo dos investidores com a economia brasileira. Dependendo do animo dos investidores isso já se mostra um bom sinal para a economia real.

Entao vamos aos números. Como o dólar se comportou nos últimos meses e também como a bolsa de valores reagiu a tudo isso não apenas a partir de 31 de agosto já que o mercado antes do impeachment já tinha uma expectativa favorável a saída da ex-presidente. Então vamos apresentar uma série de tempo mais longa, como ilustrado na Figura abaixo.

Fonte: Dados da FGV-Dados (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados da FGV-Dados (adaptado por Farmnews)

No ano de 2016 o dólar já vinha apresentando uma tendência de queda, que foi potencializada com a proximidade do impeachment. No ano o dólar acumula queda de cerca de 20% desde a máxima desta série histórica, em janeiro de 2016.

E a bolsa de valores?

O Ibovespa acumula alta de 5,7% desde que a ex-presidente deixou o poder. Isso porque desde os rumores do processo já havia um movimento de alta, impulsionado pela expectativa favorável à saída da presidente. A bolsa apresenta muita volatilidade em virtude de muitos fatores externos que não podem ser esquecidos aqui.

Comparar a alta de uma ação ligada ao governo, como a Petrobrás, é outro exemplo que pode indicar um aumento da confiança do investidor. No dia 31 de agosto, as ações preferencias da empresa valiam R$12,85 e no dia 9 de novembro, quando escrevemos esse artigo, valiam R$16,65. Uma alta de 29,6% em pouco mais de 2 meses.

No ano a alta acumulada das ações da Petrobrás é de 142%.

Os números mostram que o mercado aceitou muito bem todo esse processo. Não estamos aqui defendo alguma posição, mas relatando o sentimento do mercado. Nesse caso, os números falam por nós.

O mercado está animado com o novo governo!

Houve um movimento positivo que, precisa ser confirmado na economia real, quando poderemos aferir os números da economia e não somente do mercado financeiro que, como sabemos, por ser um mercado especulativo, antecede o movimento de alta.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O mercado está animado com o novo governo? Veja alguns números was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!