perfil de consumo de alimento

Estudo relaciona bem-estar ao perfil de consumo de alimento

O Foodnews destaca o estudo que associa bem-estar e o perfil de consumo de alimento em diferentes países!

Pesquisadores da Embrapa, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidad de la República do Uruguai trabalham na validação de método de análise sensorial para o desenvolvimento de novos produtos, levando em conta várias dimensões ligadas ao bem-estar gerado pela alimentação.

A metodologia deve contribuir para a produção de alimentos mais saudáveis pela indústria, em sintonia com o desejo dos consumidores.

A definição da nova escala de análise sensorial foi realizada com base em estudos qualitativos com consumidores de sete países: Brasil, China, França, Portugal, Espanha, Uruguai e Estados Unidos. O objetivo é investigar as diferenças interculturais relativas à percepção da alimentação

”Estamos buscando estabelecer uma visão holística para o alimento, para conseguirmos entender melhor o que leva o consumidor a preferir determinado alimento ou formulação em detrimento a outro. Queremos estudar a percepção do consumidor em relação ao conceito de bem-estar relacionado à alimentação em diversos países do mundo”, afirma Rosires Deliza, pesquisadora da Embrapa.

A pesquisa já conseguiu apontar algumas diferenças no perfil de consumo de alimento entre os países estudados.

Na França, por exemplo, os alimentos, de forma geral, estão associados ao prazer; não é à toa que o país detém uma das culinárias mais apreciadas do mundo.

Já na China, a alimentação associa-se mais fortemente à necessidade fisiológica do que a uma questão ligada à felicidade.

“O consumo de carne bovina no Uruguai remete às questões sociais e culturais muito positivas, ligadas à tradição do país. No Brasil, o café é bem mais apreciado do que em outros lugares, por exemplo”, conta Gastón Ares, pesquisador da Universidad de la República, do Uruguai.

O estudo contempla a percepção dos consumidores para nove alimentos: maçã, carne, cerveja, brócolis, bolo de chocolate, café, peixe, batatas fritas e leite.

A escolha dos alimentos pelo consumidor é um processo complexo, afetado por numerosos fatores. Pode estar relacionado ao produto como características físicas, químicas e sensoriais; ao próprio consumidor como idade, sexo, educação, fatores psicológicos e ao contexto cultural, social e econômico.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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