preço do alface

Preço do alface e sua alta volatilidade ao longo do ano

O preço do alface sofre forte variação, especialmente no início do ano, devido aos efeitos adversos do clima para as folhosas, como o alface.

Confira comportamento de preço do alface nos últimos anos no Foodnews!

O fato é que é justamente no verão que a demanda por hortaliças aumenta, prejudicando o consumidor que perde em qualidade e com o maior custo das folhosas nesta época do ano.

A primeira Figura abaixo apresenta a oscilação do preço do alface crespa no atacado paulista, desde 2014, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

preço do alface

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Foodnews)

 

O preço do alface dispara no início de cada ano, tradicionalmente entre os meses de janeiro e março, período de maior concentração de chuvas de verão!

Na verdade o preço das folhosas em geral aumenta em virtude dos efeitos adversos das chuvas na lavoura, que acarreta em grandes perdas para os agricultores.

É fácil de prever que essas perdas no campo refletem em custo mais elevado das folhosas para os consumidores.

E em geral, os preços do alface no verão são mais que o dobro dos valores praticados no período de inverno, de menor consumo e de clima mais favorável a produção das hortaliças.

E esse comportamento de preços é típico para todas as demais folhosas, ou seja, não é exclusivo para o alface crespa. Veja que o comportamento de preço da alface americana é bastante semelhante ao do alface crespa ao longo da série histórica (Figura a seguir).

 

preço do alface

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Foodnews)

 

O Foodnews tem destacado em suas publicações a importância do controle e análise dos custos variáveis em bares e restaurantes. Clique aqui para acessar um dos artigos que refere-se a variação de custos dos principais insumos utilizados na cozinha.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Preço do alface e sua alta volatilidade ao longo do ano was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!