preço do feijão

Após o susto, o que aconteceu com o preço do feijão?

No Foodnews, painel de gestão e mercado, vamos falar novamente sobre feijão! O preço do feijão foi destaque recente na mídia em virtude da forte alta e, passado um mês, o que aconteceu? Subiu, caiu ou se manteve estável. Afinal, como está o preço do feijão?

O preço do feijão caiu cerca de 19% em relação ao pico de alta observado em junho.

A Figura abaixo apresenta o comportamento de preços do arroz (tipo 1) e do feijão carioquinha (tipo 1) no mercado paulista, desde 2010, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola.

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola

 

Os dados revelam que o feijão chegou a acumular alta acima de 600% desde 2010. O IGP-M, indicador de inflação, por exemplo, acumulou alta de 59% no mesmo período. Desse modo, o feijão subiu em média, 10 vezes acima da inflação até o momento.

O importante é destacar que apesar de ainda estar em patamar elevado, o preço do feijão já demostra sinais de enfraquecimento, recuando em relação ao mês anterior.

A queda é ainda pequena e o preço do feijão ainda mexe no bolso do empresário e do consumidor final.

Como dissemos no último artigo sobre o tema, a causa dessa alta é explicada por um consumo maior que a produção de feijão neste ano. Segundo as previsões atuais, 2016 deve se encerrar com um consumo estimado de 3,5 milhões de toneladas e uma produção de 2,6 milhões.

O fato é que a produção de feijão está sempre no limite e isso contribui para preços do feijão elevados.

O importante é termos a cultura de desenvolver e avaliar as informações de seu negócio, seja de compras como de vendas. Conhecer os dados, preços, seus fornecedores e desenvolver a gestão de compras do seu negócio.

Siga-nos pelo http://www.facebook.com.br/belogics e fique atento as noticias de gestão de restaurantes e de outros temas ligados a alimentação fora do lar.

O Foodnews é uma parceria com a Foodlogics – www.foodlogics.com.br, que oferece um ambiente de busca de fornecedores e gestão de compras online. Acesse o site e saiba mais!

Após o susto, o que aconteceu com o preço do feijão? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!