preço do frango

Preço do frango e do boi: acompanhe a tendência de custo!

O Foodnews atualiza os dados da variação do preço do frango e o compara ao boi gordo, no mercado paulista.

Afinal, qual apresentou maior alta, o boi ou o frango? A Figura a seguir ilustra o preço do frango, em valores nominais, ao longo dos meses de cada ano, desde 2010.

 

preço do boi gordo

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

 

O preço do frango, ao longo de 2016, esteve acima dos valores praticados no mesmo mês em todos os anos avaliados nesta série histórica.

Contudo, a partir de novembro de 2016 o preço do frango perdeu força e encerraram o ano nos mesmos patamares observados no mesmo período de 2015. A variação acumulada entre o início e o fim do ano de 2016 foi de apenas 0,9%.

O boi gordo também não apresentou alta em 2016. A variação acumula foi praticamente zero, já que iniciou 2016 cotado a R$149,5/@ e encerrou o ano ao preço médio de R$149,3/@.

Mas e o comportamento de preço do boi gordo em relação ao frango nos últimos anos, como está? A Figura abaixo destaca a variação acumulada do boi gordo e do frango desde 2010.

 

preço do boi gordo

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

O preço do boi gordo apresentou maior alta comparado ao frango.

A alta no preço do boi gordo apurada desde 2010 foi de 100,8%, valor bastante superior a valorização do frango no período, de 52,9%.

Na verdade a alta do boi foi praticamente o dobro da observada para o frango. A alta do frango foi, inclusive, menor que a inflação medida pelo IGP-M neste período.

O IGP-M, indicador de inflação, acumula alta de 62,6% desde o início de 2010, ou seja, inferior a alta do boi gordo e maior que a do frango.

O Foodnews é o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Preço do frango e do boi: acompanhe a tendência de custo! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!