Preço do frango

Preço do frango em relação a inflação e a carne bovina. Confira!

O Foodnews apresenta dados do preço do frango nos últimos anos.  Acompanhe os custos deste importante insumo da gastronomia em relação a carne bovina e a inflação.

A Figura abaixo destaca o comportamento do preço do frango desde 2010, segundo dados do CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados apresentados acima mostram que em todos os meses de 2016 o preço do frango foi superior ao valor praticado no mesmo período dos anos anteriores.

O preço do frango está nos patamares mais elevados em valores nominais desta série histórica!

Apesar de estar nos patamares mais elevados em 2016, o preço do frango acumula alta de apenas 4,7% em relação ao valor praticado ao final de 2015. Essa alta é bem inferior a observada nos cortes de carne bovina, como temos apresentado no Foodnews.

A carne de frango tradicionalmente compete com os cortes do dianteiro do bovino. Nesse caso, vamos comparar os preços do frango com a ponta de agulha, um dos seus principais concorrentes diretos (Figura abaixo).

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola e CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e CEPEA/ESALQ

 

Veja que a carne bovina, representada pela ponta de agulha no atacado, acumula alta próxima de 140% desde 2010. Já o frango apresenta alta pouco inferior a 55% no mesmo período. O IGP-M, importante indicador de inflação, acumula valorização de 61,5% desde 2010.

Apesar do preço do frango estar abaixo da valorização da carne bovina e mesmo dos principais alimentos (como temos destacado no Foodnews), os custos de produção seguem elevados, uma vez que o milho, principal componente da ração das aves, segue a patamares de preços elevados (Figura a seguir).

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

O cenário de preços da carne bovina e grãos em alta pressionam, para cima, o preço do frango que apesar disso segue com valorização abaixo da inflação, como destacado anteriormente.

Como vemos, o preço do frango não é vilão dos custos de bares e restaurantes!

Siga o Foodnews pelo www.facebook.com/foodlogics e acompanhe as notícias do setor de alimentação fora do lar. Confira!

Preço do frango em relação a inflação e a carne bovina. Confira! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!