preços ao produtor

Preços ao produtor variam mais que no varejo

De modo geral, os preços ao produtor oscilam mais do que no varejo!

O fato dos preços ao produtor variar mais que no varejo pode ser constatado por meio da variação dos preços nesses dois níveis de mercado.

Por meio de dados próprios e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Hortifruti Brasil calculou a variação nos valores mensais de três hortaliças e quatro frutas de janeiro de 2016 a fevereiro de 2017.

Dentre elas, destaca-se a cebola, que teve oscilação de 65% nos preços ao produtor e de pouco mais da metade no varejo: 34%.

Isso ocorre porque o comportamento da variação dos preços agrícolas (e dos hortifrutícolas, em particular), é mais que proporcional à quantidade demandada, mas a mesma dimensão não é observada nos demais níveis de comercialização.

Isto é, diante de um recuo na oferta de um determinado produto agrícola, é de se esperar um aumento nos preços nas lavouras mais que proporcional em relação aos demais elos da cadeia.

Uma das questões apresentadas no Foodnews é: o consumidor paga caro pelos hortifrútis no varejo e pouco nas roças? (clique aqui).

O contrário também é verdadeiro: maior disponibilidade nas lavouras deve pressionar os valores em maior proporção do que nos demais elos. Isso porque há muitos produtores comercializando para um número mais restrito de compradores, causando um efeito “funil”, no qual há concentração da comercialização do produto na cadeia de comercialização até chegar ao varejo.

No geral, as variações de custos de comercialização dos compradores não são diretamente proporcionais à variação dos preços da matéria-prima agrícola.

Os custos de comercialização dependem de uma série de insumos usados na comercialização (mão de obra, combustível, aluguel etc.) que apresentam uma dinâmica de ajuste de valores diferente do “sobe e desce” do produto agrícola.

E você conhece o Setembro Verde? Setembro verde promove a alimentação saudável no país. Clique aqui e saiba mais desse movimento!

O Foodnews também apresenta parte do estudo do ITAL, que revela o perfil  de peso e saúde do brasileiro (clique aqui)!

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços ao produtor variam mais que no varejo was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!