preços da banana

Preços da banana no menor patamar desde 2015

Os preços da banana prata litoral caíram para os menores patamares, em termos nominais, desde agosto de 2015.

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto 8, os preços da banana prata tiveram média de R$ 29,00/cx de 20 kg na Ceagesp, valor 11% inferior ao da semana anterior.

O recuo dos preços da banana esteve atrelado à baixa procura pela fruta, principalmente por conta da qualidade.

A variedade vendida na Ceagesp tem como origem o Norte de Santa Catarina e o Vale do Ribeira (SP), as regiões produtoras consultadas pelo Hortifruti/Cepea que registraram as menores temperaturas do ano.

O clima frio, por sua vez, afeta a aparência da casca (chilling), o tamanho dos cachos e o calibre das bananas. Somente quando as temperaturas estiverem mais quentes e quando as chuvas forem mais frequentes, a produção dos bananais do Sudeste e do Sul deve se recuperar.

Vale lembrar que o Brasil ocupa uma posição de destaque no âmbito mundial, sendo um dos principais produtores de banana, ficando entre a terceira e a quarta posição, segundo os dados do IBGE.

Por ano são produzidas cerca de 7 milhões de toneladas de banana no país! Porém, o Brasil está preocupado com a propagação de um fungo que vem atingindo outros países e devastando todo o cultivo da fruta. Será que os bananais do Brasil estão com os dias contados? (clique aqui).

O Foodnews destaca também paa a banana nanica: curiosidades e benefícios à saúde!

O nome é confuso: como pode ser chamada de banana nanica, se ela é maior que a banana maçã?

Explicamos: o nome “nanica” se deve ao tamanho da bananeira – ela é de estatura baixa – que produz esta variedade desta fruta originária da Ásia, que se deu muito bem em terras brasileiras (clique aqui).

O índice Ceagesp que mede o comportamento de preços das frutas, legumes e verduras e pescados, sobe 2,34% em julho de 2017. Em julho, os preços das frutas subiram 2,36% (clique aqui e saiba mais).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços da banana no menor patamar desde 2015 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!