preços da batata

Aumento da oferta pressiona preços da batata no atacado

Os preços da batata padrão ágata especial recuou 12,68%, a R$39,78/sc de 50 kg nos atacados paulistanos entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro de 2017.

O motivo da queda nos preços da batata é que as regiões de Vargem Grande do Sul (SP) e Cristalina (GO) chegaram ao pico de produção da safra de inverno, o que, somado à produção de outras praças e ao aumento da produtividade, está resultando no aumento da oferta.

Segundo atacadistas, o mercado ainda segue fraco nesta virada do mês, o que pressiona ainda mais as cotações. Com as temperaturas mais elevadas, as batatas já começaram a apresentar escurecimento da pele, em locais como Vargem Grande do Sul, Sudoeste Paulista e Sul de Minas Gerais.

No entanto, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as noites ainda estão frias nessas praças, o que evita o agravamento da situação.

Nas demais localidades, também há problemas de qualidade, mas, de modo geral, as batatas estão muito boas.

Nos próximos dias não há expectativas de melhora nos preços da batata, visto que o volume ofertado deve seguir alto e haverá ainda o feriado de 7 de setembro, que pode atrapalhar o andamento normal do mercado.

A expectativa no curto prazo é que a oferta de batata deve seguir elevada, e é possível que ocorram inclusive novas quedas nas cotações, já que as áreas colhidas e as produtividades vêm aumentando nas lavouras de inverno.

Uma das questões apresentadas no Foodnews é: o consumidor paga caro pelos hortifrútis no varejo e pouco nas roças? (clique aqui).

De modo geral, os preços ao produtor oscilam mais do que no varejo! O fato dos preços ao produtor variar mais que no varejo pode ser constatado por meio da variação dos preços nesses dois níveis de mercado (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Aumento da oferta pressiona preços da batata no atacado was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!