preços da carne bovina

Comportamento de preços da carne bovina em 2017

O Foodnews apresenta o comportamento de preços da carne bovina em 2017, no atacado paulista.

A Tabela a seguir apresenta os preços ao final de cada mês e a respectiva variação acumulada nos preços dos cortes do contrafilé, alcatra e acém, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola.

preço_carne_ago-17

Os dados acima mostram que os preços da carne bovina, representado pelo contrafilé e a alcatra, tem apresentado queda ao longo de 2017 (até meados de agosto).

A tendência de queda desses cortes mais “nobres” estão em linha com o comportamento de queda de preços do boi gordo que igualmente está em baixa em 2017.

No ano (até 11 de agosto), a alcatra acumula queda de 14,5%, enquanto para o contrafilé a baixa está em 6,7%.

Por outro lado, o acém que representa um corte mais barato, contraria a tendência dos outros cortes apresentados e sobe no ano. A alta do acém está em 7,9%.

O Foodnews apresentou aos nossos leitores um corte de carne bovina cada vez mais conhecido e apreciado, o entrecôte. O entrecôte é uma sugestão de corte bovino de sabor especial, vindo diretamente da Argentina. É isso? (clique aqui).

Vale lembrar contudo a forte volatilidade dos preços da carne bovina em 2017, como ilustra a Figura abaixo.

 

preço_carne_ago-17_2

Fonte: Dados do IEA (adaptado por Farmnews)

 

É importante mencionar a forte volatilidade dos preços da carne bovina em 2017, principalmente para os cortes do contrafilé e alcatra. Mesmo em baixa no ano, os preços desses 2 cortes apresentaram forte variação no ano, ao contrário do acém.

Possivelmente os preços do acém se mantém mais firmes em 2017 em razão da demanda maior por cortes mais baratos.

O Foodnews também destacou a diferença expressiva entre os preços que o horticultor vende seus produtos e o que está exposto na gôndola do supermercado é algo que incomoda o produtor brasileiro de frutas e hortaliças.

Assim, é quase uma convenção que os hortifrútis são caros ao consumidor e a remuneração ao produtor é baixa. Mas isso é mito ou verdade? (clique aqui e saiba mais).

No Foodnews vamos falar de custo variável no restaurante e da importância em aplicar esforços de gestão na área de compras. Os resultados podem surpreender! (clique aqui).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Comportamento de preços da carne bovina em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!