preços da carne bovina

Preços da carne bovina no varejo paulista e a inflação em 2017

O Foodnews apresenta os valores finais do comportamento de preços da carne bovina no varejo paulista em 2017.

Vamos avaliar os preços da carne bovina considerando 2 cortes mais nobres (contrafilé e filé mignon) e 2 cortes de valores, em teoria, mais acessíveis (coxão duro e músculo).

Os dados dos preços da carne bovina no varejo apresentados são do Instituto de Economia Agrícola e do boi gordo, para efeito de comparação, do Cepea/Esalq.

O objetivo aqui é o de avaliar os preços da carne bovina no varejo paulista e compará-los com a variação do boi gordo e da inflação medida pelo IGP-M, conforme dados da Tabela a seguir.

preços da carne bovina

Os dados acima revelam que o boi gordo acumulou queda de 2,1% em 2017, enquanto os preços dos cortes de preços mais acessíveis ao consumidor apresentam alta de preços.

Isso pode ser comprovado pelo fato do músculo e coxão duro apresentarem alta de preços de, 1,3% e 4,3%, respectivamente. Por outro lado, os cortes mais nobres, como o contrafilé e o filé mignon apresentaram queda. O contrafilé caiu 1,9% e o filé mignon apresentou baixa de 2,1% no ano.

Pois é, isso sugere que os cortes menos nobres da carne bovina estiveram valorizados em 2017, possivelmente devido a maior procura em um cenário de consumo das famílias ainda em recuperação. Por outro lado, os cortes mais valorizados apresentaram queda devido a demanda menos intensa no ano.

Mas o fato é que os cortes como o músculo e o coxão duro apresentaram alta, enquanto a inflação média do ano medida pelo IGP-M foi negativa (-0,2%).

E também não podemos deixar de mencionar que o boi gordo apresentou queda de preços do ano, enquanto os preços dos cortes mais populares apresentaram alta.

A Figura abaixo ilustra a variação dos preços do boi gordo e dos preços da carne bovina no varejo paulista, representados pelo contrafilé, coxão duro, filé mignon e músculo ao longo de 2017.

 

preços da carne bovina

Fonte: Dados do IEA e Cepea/Esalq (adaptado por Foodnews)

 

O Foodnews destaca também para a queda do índice de preços da Ceagesp em 2017. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços da carne bovina no varejo paulista e a inflação em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!