Confira a valorização dos cortes de carne ponta de agulha e traseiro com osso nos últimos 6 anos - preços da carne bovina no atacado

Tendência de preços da carne bovina no atacado!

No Foodnews, veja como estão os preços da carne bovina no atacado. Sabendo que esta é uma questão importante para o proprietário do estabelecimento gastronômico, vamos apresentar os dados do comportamento de preços da carne no atacado.

O objetivo aqui é de posicionar os empreendedores quanto a evolução dos preços da carne bovina, afinal de contas, o valores no atacado são indicadores que impactam diretamente o preço do prato ou do quilo a ser cobrado no restaurante.

A tendência de preços da carne bovina no atacado, desde 2010.

Na figura abaixo, observamos que a valorização da ponta de agulha foi de 137% , ou seja, 1,8% ao mês na média. No mesmo intervalo de tempo o traseiro completo (com osso) variou menos comparado a ponta de agulha, com alta acumulada de 76%, média mensal aproximada de 1%. A inflação no período, medida pelo IGP-M, apresentou a menor valorização, estando abaixo de 59% desde 2010.

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola

 

 

 

Nesse caso, a carne bovina no atacado apresentou alta acumulada maior que a inflação.

O destaque fica para a ponta de agulha que apresentou alta maior que o dobro da nflação registrada pelo IGP-M.
O interessante, contudo, é avaliar que os cortes do dianteiro, representado pela ponta de agulha, descolaram, para cima, dos preços dos cortes do traseiro. Esse comportamento de alta maior dos cortes de segunda é motivado também pelo crescente de exportação, favorecido pela moeda nacional desvalorizada em relação ao dólar. Esse descolamento do dianteiro é mais evidente a partir do início de 2015, como ilustrado na Figura acima.

Assine nossa newsletter semanal gratuitamente!

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado gastronômico. Cadastre-se no Foodnews e receba nossa newsletter semanalmente!

A Foodnews é parceira da Foodlogics, plataforma online de cotação de produtos. Possibilita aos restaurantes, bares e hoteis, encontrarem mais opções de fornecimento, avaliarem seus fornecedores por meio de relatórios histórico de entregas. Cadastre-se, saiba mais e use grátis.

Tendência de preços da carne bovina no atacado! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!