preços da mandioca

Preços da mandioca seguem quebrando recordes de alta

O Foodnews destaca os preços da mandioca  que seguem em alta ao longo de 2017 e, alcançam os patamares mais elevados da história.

A média nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia atingiu, entre 6 e 10 de novembro, o maior patamar de toda a série histórica do Cepea, de R$690,03 (R$1,20 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg).

Esse valor está ainda 3,2% acima da média da semana anterior. Em termos reais, a média atualizada (IGP-DI de outubro de 17) foi a maior desde dezembro/2013 e superou em 56,6% a de igual período do ano passado.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário de preços da mandioca em alta está atrelado à demanda firme por parte da indústria, que elevou a disputa pelo produto, e à oferta reduzida no mercado.

O baixo rendimento de amido, a queda na produtividade e as chuvas no início do período nas regiões produtoras acompanhas pelo Cepea levaram alguns produtores a postergar a colheita, mantendo o volume disponível em queda.

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços da fécula de mandioca, em valores nominais, desde o ano de 2004, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

preços da mandioca

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Foodnews)

 

Como visto acima, os preços da fécula de mandioca são os mais elevados ao longo da série histórica, em valores nominais. E isso exemplifica o momento de alta dos preços da mandioca devido a alta procura da raiz.

E você sabia que a mandioca foi eleita como o alimento do século 21? Pois é, o Foodnews destaca que a Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21.

A mandioca é considerada uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores. A raiz também é conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços da mandioca seguem quebrando recordes de alta was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!