preços do leite

Preços do leite ao produtor em forte queda. E no varejo?

Os preços do leite ao produtor, em setembro de 2017, registraram a quarta queda consecutiva no campo.

A queda nos preços do leite foi de 7 centavos/litro (ou de 6,16%) frente a agosto, segundo pesquisas do Cepea/Esalq.

O preço líquido, que não considera frete ou impostos, fechou a R$ 1,0843/litro na “média Brasil”. Na comparação com setembro do ano passado, a diminuição é de quase 48 centavos/litro, ou de 30,6% (dados deflacionados pelo IPCA de agosto/17).

As sucessivas baixas nos preços do leite se justificam pela fraca demanda e pelo aumento da captação.

O consumo de lácteos segue enfraquecido na ponta final da cadeia, em função do menor poder de compra do consumidor brasileiro.

Dessa forma, os preços dos derivados têm diminuído significativamente, em uma tentativa de manter o fluxo de negociações.

O valor do leite UHT, por exemplo, lácteo mais consumido no País, registrou queda de 7,8% em termos reais, entre agosto e setembro, no mercado atacadista do estado de São Paulo (IPCA de agosto/17). Mesmo assim, agentes de indústrias e atacados consultados pelo Cepea continuam reportando aumento de estoques, fator que pressiona as cotações no campo.

A formação de estoques também esteve atrelada a maior captação de leite. De acordo com o Índice de Captação de Leite (ICAP-L), de julho para agosto, a captação das indústrias se elevou 4,9% na “média Brasil”.

O atual cenário tem preocupado o setor. O consumo de lácteos só tem sido estimulado com preços baixos nas gôndolas.

A queda dos preços do leite na ponta final da cadeia, entretanto, não parece ocorrer na mesma intensidade que nos elos anteriores.

Varejo e atacado pressionam a indústria para redução nos preços dos derivados e aumento do prazo de pagamento, uma vez que os estoques têm aumentado.

As indústrias, por sua vez, têm que lidar com um difícil equilíbrio entre receber de seus clientes, manejar estoques, definir estratégias de processamento que garantam vendas e pagar a matéria-prima. Por isso, também consideram reajustar os prazos de pagamento no campo, arriscando perder produtores no médio prazo.

O Foodnews tem apresentado diversos temas relacionados ao consumo e preços do leite. Mas, será que estamos familiarizados com algumas curiosidades da produção de leite? Clique aqui e confira!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços do leite ao produtor em forte queda. E no varejo? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!