preços do tomate

Preços do tomate frente a oferta elevada e queda na qualidade do fruto

Os preços do tomate sofrem pressão de baixa devido a demanda retraída, aumento na oferta e queda na qualidade dos frutos.

O tomate salada longa se desvalorizou ainda mais na semana entre os dias 22 a 26 de maio na Ceagesp. O 2A e 3A foram comercializados por R$ 16,15/cx (-39%) e R$ 30,16/cx de 20 kg (-31%), respectivamente.

Com alta oferta e vendas retraídas, o cenário de preços do tomate foi agravado ainda mais com a baixa qualidade dos frutos (principalmente os tomates provenientes de Mogi Guaçu e Sumaré (SP) e algumas regiões do Sul de Minas).

Estes mancharam devido às chuvas volumosas no último fim de semana. A perspectiva para a próxima semana não é muito positiva em termos de preços, que devem se manter nos patamares dessa semana, com até mesmo tendência de queda.

O motivo é que a oferta deve seguir alta, uma vez que é esperado aumento da temperatura para os próximos dias, o que deve acelerar a maturação dos frutos no campo e elevar a oferta. Além disso, o mercado deve seguir travado com o fim do mês.

O preços das frutas, legumes e verduras tem sido tema de destaque no Foodnews, que acompanha a trajetória mensal de preços.

No mês de abril de 2017 o índice de preços da Ceagesp recua 1,59%. Clique aqui e acesse artigo completo!

Em abril, o setor de frutas recuou 3,80%. As principais quedas foram da melancia (-29,5%), da atemoia (-23,5%), das laranjas lima (-21,6%) e pera (-19,8%), da uva niágara (-17,7%) e dos mamões formosa e havaí (-14,7%).

As principais altas foram da manga tommy atkins (24,8%), do morango (17,5%), do abacate quintal (15,9%) e da manga palmer (15,1%).

O setor de legumes registrou baixa de 3,39%. As principais quedas foram da ervilha torta (-36%), vagem macarrão curta (-25,4%), dos pepinos comum (-21,9%) e japonês (-20,3%), do chuchu (-20%) e do cará (-20%).

As principais altas ocorreram com o pimentão verde (20,4%), com o tomate (16,1%), com o quiabo (15,6%) e com a berinjela japonesa (11,9%).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços do tomate frente a oferta elevada e queda na qualidade do fruto was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!