preços do tomate

Preços do tomate despencam em agosto

O Foodnews destaca para o comportamento de preços do tomate em agosto de 2017.

Com maior recuo em relação à semana passada, os preços do tomate salada longa vida se desvalorizaram ainda mais entre os dias 14 a 18 de agosto de 2017.

O tomate tipo 2A e o 3A foram comercializados a R$ 22,19/cx (-18,83%) e a R$ 31,91/cx de 20 kg (-27,49%), respectivamente, na Ceagesp.

Os preços do tomate desvalorizaram cerca de entre 18,8%  e 27,4% na terceira semana de agosto.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a oferta se elevou e as vendas continuam abaixo do ideal.

Um dos motivos que explica a desvalorização dos preços do tomate é que o atacado de São Paulo (Ceagesp) vem recebendo muito tomate rasteiro de Goiás, e pelo fato de ser vendido a um menor preço, acaba atrapalhando o comércio, principalmente do tomate salada longa vida.

Outro motivo da desvalorização é o aumento das temperaturas nessa semana, que acelerou a maturação dos frutos.

Em relação à qualidade não há problemas muito graves apontados pelos agentes do setor, no entanto, com as chuvas desta semana, os tomates podem apresentar manchas nos próximos dias. Quanto à oferta, deve continuar elevada se continuar entrando tomates goianos no mercado paulista.

A diferença expressiva entre os preços que o horticultor vende seus produtos e o que está exposto na gôndola do supermercado é algo que incomoda o produtor brasileiro de frutas e hortaliças.

Assim, é quase uma convenção que os hortifrútis são caros ao consumidor e a remuneração ao produtor é baixa. Mas isso é mito ou verdade? (clique aqui e descubra)

O Foodnews apresenta algumas curiosidades e dicas dos benefícios do tomate para nossa saúde.
Entenda o que faz desse alimento especial em nossa gastronomia!

Muitas pessoas acreditam que a origem do tomate é italiana por causa dos famosos molhos da região quando, na verdade, esse fruto surgiu na América do Sul, na Cordilheira dos Andes entre o Equador e a Argentina (clique aqui e saiba mais).

O Foodnews destaca para os hortifrútis  que tiveram as maiores altas e baixas em em julho de 2017.

Confira o ranking de julho, que contabilizou os resultados dentre os 13 produtos acompanhados pelo Hortifruti/Cepea.

Os valores se referem tanto à comercialização dos hortifrútis no atacado paulistano (Ceagesp), quanto nas regiões produtoras (clique aqui).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços do tomate despencam em agosto was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!