preços dos alimentos

Preços dos alimentos seguem em queda em fevereiro de 2018!

Os preços dos alimentos seguem em queda em 2018!

Os preços dos alimentos contribuíram de forma decisiva para um ritmo menor da inflação em fevereiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE no início de março de 2018.

No mês passado (janeiro de 2018), os preços dos alimentos tiveram recuo (deflação) de 0,33%, o que contribui para que o IPCA no período fosse de 0,32%, o mais baixo registrado nos últimos 18 anos (desde 2000) para os meses de fevereiro.

Segundo análise do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se não fosse essa queda, o IPCA de fevereiro subiria de 0,32% para 0,40%. “Mais uma vez, esse bom resultado só foi possível graças ao bom comportamento dos preços dos alimentos”, informou a CNA em comunicado técnico.

O item “alimentação no domicílio”, que tem um peso de aproximadamente dois terços dentro do grupo de alimentos medido pelo IPCA, teve queda ainda maior, de 0,61%.

Entre os alimentos observados, a queda mais expressiva foi do alho (-7,94%), seguido por cenoura (-3,88%), batata inglesa (-3,57%) e tomate (-3,29%), reflexo principalmente do aumento da oferta, pois estes produtos ainda estão em fase de plena colheita ou de safra recém-encerrada.

O açúcar também foi outro produto com queda expressiva em fevereiro. Os motivos principais desse barateamento foram a elevada oferta internacional, reforçada pela perspectiva de recuperação da produção de países como Índia e Tailândia, e dos altos índices de estoque do produto no mercado interno.

E por falar em preços dos alimentos, vale destacar que o agronegócio também tem um papel importante no controle da inflação dos alimentos.

O Foodnews tem destacado a queda nos preços dos alimentos ao longo de 2017 e início de 2018 e muito desse controle da inflação é devido ao agronegócio.  Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado da CNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços dos alimentos seguem em queda em fevereiro de 2018! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!