preços dos alimentos

Preços dos alimentos nos mercados dos EUA caem após 50 anos

Os preços dos alimentos nos mercados dos Estados Unidos caíram 1,3% em 2016.

Esta é a primeira queda anual dos preços dos alimentos naquele país desde 1967, ou seja, em 50 anos!

Observando algumas categorias específicas, destaque para a queda nos preços dos ovos (-21,1%), da carne bovina (-6,3%), carne suína (-4,1%) e dos leites e derivados (-2,3%).

Vale destacar contudo que não foram todos os alimentos que apresentaram queda de preços. As frutas frescas, por exemplo, apresentou alta de 2,2% em 2016.

A queda geral nos preços dos alimentos nos Estados Unidos é devido a alguns fatores, como:

  • aumento de produção das commodities agrícolas;
  • queda nos custos do transporte como resultada da diminuição dos preços dos combustíveis;
  • dólar valorizado afeta o mercado interno do país, uma vez que os produtos americanos tornam-se mais caros e menos procurados.

É importante destacar que apesar dos preços dos alimentos nos supermercados caírem em 2016, o custo da alimentação fora do lar apresentou alta.

O preço de comer fora de casa nos Estados Unidos está cada vez mais caro, devido, em partes, a diferente estrutura de custos de bares e restaurantes e das redes varejistas do país.

O Foodnews destacou a queda no índice de desempenho dos restaurantes norte-americanos divulgado em junho de 2017 mostra queda (clique aqui e saiba mais)!

O custo dos bares e restaurantes tem um componente bastante alto em aluguel e mão-de-obra, ao contrário do que acontece no caso dos supermercados.

Por esta razão a queda no preços dos alimentos é mais facilmente observada nos supermercados que nos bares e restaurantes.

Olhando para o futuro no curto prazo, a perspectiva para 2017 é de alta nos preços dos alimentos nos supermercados. Em outras palavras, a queda observada em 2016 não deve se repetir em 2017.

Produtos que caíram em 2016 como frango, pescados e derivados do leite devem aumentar de preço em 2017 em razão de problemas climáticos que afetam a produção dos alimentos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços dos alimentos nos mercados dos EUA caem após 50 anos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!