preços na ceagesp

Estiagem eleva preços na Ceagesp em setembro!

A estiagem foi um dos principais responsáveis pela alta dos preços na Ceagesp em setembro de 2017!

Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados no maior centro atacadista do gênero da América Latina, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), subiram, em média, 4,88% em setembro.

Essa foi a segunda maior alta de preços na Ceagesp no ano, influenciada pela estiagem prolongada, que afetou principalmente as frutas.

Até agora, o maior aumento este ano tinha sido registrado em fevereiro (5,78%), quando as cotações sofreram o impacto do excesso de chuva nas lavouras.

Apesar da alta dos preços na Ceagesp em setembro, no acumulado do ano, o índice ainda aponta leve recuo, de 0,76%, em relação ao mesmo período de 2016. Já nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 0,11%.

Os preços das frutas aumentaram, em média, 7,9%, com destaque para a carambola (57,6%), o kiwi estrangeiro (55,5%), o mamão formosa (49,5%), o limão tahiti (37,5%), o maracujá azedo (31,5%) e o maracujá doce (21,8%).

Também foi registrada alta no setor de pescados (6,1%) Já os legumes apresentaram queda de 1,11%; as verduras de (5,09%) e no setor de diversos, que inclui cebola, alho e batata comum, entre outros, houve queda média de 1,93% nos preços.

Em relação ao volume de vendas, em setembro, foram negociados 275,067 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, 4,82% mais do que em agosto. De janeiro a setembro, o volume cresceu 3,96% na comparação com o mesmo período de 2016.

Vale destacar também que segundo a Associação Brasileira da Indústria de Armazenamento – ABIAF, há 4,5 milhões de m² de câmaras frias no País. A área de câmaras frias é muito inferior quando comparado a países como os Estados Unidos, com 48 milhões de m², e Japão, com 25 milhões de m², por exemplo.

Pois é, os Estados Unidos possui cerca de 10 vezes mais área em câmaras frias que o Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Estiagem eleva preços na Ceagesp em setembro! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!