produção de banana

Uma das maiores áreas de produção de banana está ameaçada!

Uma das maiores áreas de produção de banana do País está ameaçada!

Região brasileira com uma das maiores áreas de produção de banana, o Vale do Ribeira, em São Paulo, com quase toda área de banana plantada em área de Preservação Permanente (APP) de rios, está com sua continuidade ameaçada.

A legislação do novo código florestal está pressionando os produtores a se adequarem, mas eles não têm outra alternativa agrícola na região, que tem mais de 50% da área ocupada com florestas nativas que não podem ser removidas.

“Ou seja, na margem dos rios (onde se proíbe o cultivo), existe agricultura e nas porções onde poderia existir agricultura há muita área florestal nativa entremeada por pastagens, ambas em grande parte em terreno declivoso”, explica o pesquisador da Embrapa Carlos César Ronquim.

O Vale do Ribeira de Iguape, em sua porção paulista, tem a produção de banana como um dos principais recursos produtivos econômicos.

Para determinar a ocupação dessa cultura entre 1987 e 2017, um estudo avaliou a dinâmica de uso e ocupação da terra no município de Registro (SP), grande polo produtor de banana. “Os resultados mostraram que as áreas com essa cultura passaram de 5.568 hectare, o equivalente a 7,7% da área do município, para 7.556 hectares ou 10,7% da área do município”, relata o pesquisador da Embrapa.

Segundo Ronquim, os plantios ainda se concentram principalmente nas margens do Rio Ribeira de Iguape.

A cidade de Registro (SP), assim como todo o Vale do Ribeira de Iguape, caracteriza-se por uma extensa área de florestas de mata Atlântica. Conforme o pesquisador, as áreas de mata nativa apresentaram leve crescimento e ainda representam mais de 50% da área total do município e, com isso, podem se tornar rentáveis economicamente por meio de políticas que favoreçam e incentivem o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e vendas de áreas permutáveis de Reserva Legal.

“A presença florestal nativa nas propriedades rurais do Vale do Ribeira poderia ser comercializada como compensação de áreas de Reserva Legal em outras porções do Estado de São Paulo e, assim, contribuir financeiramente para o produtor rural”, observa.

O Jornal Entreposto realizou em 2017 uma edição especial relatando o cenário nacional das plantações de banana no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Uma das maiores áreas de produção de banana está ameaçada! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!