produção de café

Produção de café no Brasil deve ser a maior da história em 2018!

A produção de café no Brasil em 2018 deve ser a maior de todos os tempo no País!

O segundo levantamento da Conab divulgado em maio de 2018, a estimativa da produção de café no Brasil da safra 2017/2018 em 58 milhões de sacas de 60 quilos, a maior de todos os tempos.

Esse número representa um aumento de 29,1% em relação ao ciclo anterior, quando foram colhidas 44,9 milhões de sacas de arábica e o conilon. Em 2016, no último período de alta bienalidade, País produziu 51,4 milhões de sacas.

Entre os Estados, Minas Gerais continua na dianteira como maior produtor, com 30,7 milhões de sacas do produto beneficiado, sendo 30,4 milhões de arábica e o restante de conilon. Já no Espírito Santo, segundo do ranking, a produção chega a 12,8 milhões de sacas, das quais 8,3 milhões de conilon e 4,5 milhões de arábica. Já São Paulo, só produz café arábica e vai colher 6,1 milhões de sacas. A Bahia também se destaca, com 2,7 milhões de sacas de conilon e 1,8 milhão de arábica.

A produção de café arábica está prevista em 44,3 milhões de sacas, um aumento de 29,4% comparado à safra passada, enquanto a de conilon deve alcançar 13,7 milhões de sacas, um incremento de 27,9%.

A área total de cafezais brasileiros é estimada em 2,17 milhões de hectares, sendo 287,7 mil hectares em formação e 1,9 milhão em produção.

De acordo com a Conab, há demanda interna e externa para absorver uma safra maior, como a atual. Vale lembrar que Vietnã, México e países da América Central produziram menos nessa safra e a maior produção brasileira vai compensar esse déficit.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, com 33% a 35% do total, sendo 62,8% de arábica. A seguir, vem o Vietnã, com 28 milhões, sendo 60% de conilon.

No ranking da exportação o Brasil também é o primeiro, seguido do Vietnã, Alemanha e Colômbia. Vale lembrar que a Alemanha não tem nenhum pé de café e está entre os maiores exportadores mundiais. Os americanos são os maiores consumidores do mundo, com 29 milhões de sacas anuais. Já os brasileiros, estão na segunda colocação e consomem 22 milhões de sacas.

E o café brasileiro está sendo valorizado internacionalmente? Clique aqui e descubra!

Adaptado da SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produção de café no Brasil deve ser a maior da história em 2018! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!