produção de hortaliças

Área de produção de hortaliças no País deve cair em 2018

A área de produção de hortaliças deve cair em 2018!

Pesquisas do Hortifruti/Cepea indicam recuo de 5% nas de produção de hortaliças de inverno e de verão na safra 2017/18.

O Foodnews destacou que 2017 foi um ano de melhor oferta e consumo de hortifrútis em queda. Esse cenário de consumo de hortifrútis em baixa e oferta em alta, em geral, prejudicou a rentabilidade dos produtores no campo. Clique aqui!

Os preços das hortaliças em 2017 foi destaque no Foodnews, com quedas expressivas como da alface, com os produtores destruindo as produções devido aos baixos preços da hortaliça! Clique aqui!

Mas voltando a previsão da área de produção de hortaliças, para todos os produtos acompanhados, há previsão de queda de área de produção, exceto para os segmentos de indústria de batata e tomate, que atenuaram as reduções de cultivo das hortaliças de mesa.

A área total cultivada com batata recuou 3,9% e a de tomate, 3,5%. Cebola deve ter forte queda na área, reflexo dos baixos preços no segundo semestre de 2016 e na temporada do Sul 2016/17.

Para a cenoura, também pode haver recuo, já que “aventureiros” (que entraram na atividade em 2016) não produziram em 2017 e produtores tradicionais diminuíram o cultivo, por conta dos baixos preços em 2016. Diante disso, a expectativa é de área de cenoura 7,2% menor.

Para a alface, espera-se redução de 4% no cultivo nas principais regiões analisadas pelo Hortifruti/Cepea.

Veja também que a diferença expressiva entre os preços que o horticultor vende seus produtos e o que está exposto na gôndola do supermercado é algo que incomoda o produtor brasileiro de frutas e hortaliças. Assim, é quase uma convenção que os hortifrútis são caros ao consumidor e a remuneração ao produtor é baixa. Mas isso é mito ou verdade? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Área de produção de hortaliças no País deve cair em 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!