produção de maçã

Produção de maçã deve cair no País em 2018

A produção de maçã da safra 2017/18, com colheita a partir deste início de 2018, pode ser menor no País comparado ao ano anterior.

Agentes do setor, que realizaram análise do campo, esperam que a produção de maçã seja de 20% a 30% inferior em 2018, principalmente após geadas e granizos registrados nas regiões produtoras durante o período de frutificação.

Outro fator que pode limitar a produtividade é a presença de pedúnculos mais curtos em função do frio ameno – o pedúnculo curto pode não proporcionar boa fixação, causando quedas das maçãs das árvores e gerando frutas com calibres menores. Além disso, devido à alternância de produção da fuji, o volume também deve se reduzir.

De certa forma, a produção expressiva em 2016/17, sobretudo em São Joaquim (SC), causou problemas com armazenamento (o volume colhido ultrapassou a capacidade das câmaras), atrasando a colheita. Esse cenário reduziu o período de dormência das árvores, fazendo com que a recuperação de nutrientes fosse menos intensa para a nova safra.

Além disso, o atraso se estendeu para a brotação e a florada plena em todas as regiões, devido à baixa incidência de chuvas no período. As horas de frio registradas nas regiões produtoras também foram insuficientes para uma brotação uniforme, com exceção de algumas cidades serranas.

Vale lembrar que o Foodnews destacou também que a produção de maçã na Europa é a mais baixa dos últimos 10 anos!

A produção de maçãs na temporada 2017/18 da União Europeia é estimada em 9,2 milhões de toneladas, conforme relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Clique aqui e saiba mais!

E por falar em maçã, você conhece a maçã que não escurece, variedade que começa a ganhar espaço nas quitandas dos Estados Unidos?

No final de 2017, a primeira safra comercial de variedade transgênica de maçã que não escurece está saindo dos pomares de Washington para cerca de 400 frutarias do Meio-Oeste americano. Clique aqui!

Elas serão vendidas fatiadas, prontas para o consumo, em pacotes de 300 gramas e, por serem modificadas geneticamente, são maçãs que não escurecem ou pelo menos demoram muito mais para escurecer quando expostas ao ar.

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produção de maçã deve cair no País em 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!