queda do preço do leite

Queda do preço do leite em 12 meses é superior a 20%

O movimento de queda do preço do leite recebido por produtores se intensificou em agosto. Segundo cálculos do Cepea/Esalq.

A queda do preço do leite foi de 8 centavos/litro (ou 6,38%) frente a julho, fechando a R$1,15/litro.

Este é o menor patamar, em termos reais, desde abril/16 (quando foi de R$1,15/l) – dados deflacionados pelo IPCA de julho/17. Se comparado com agosto/16, a baixa é de 23,34%, também em termos reais.

O Foodnews tem apresentado diversos temas relacionados ao leite, consumo e preços. Mas, será que estamos familiarizados com algumas curiosidades da produção de leite? (clique aqui).

O recuo na cotação do leite no campo continua ocorrendo em razão da demanda enfraquecida por lácteos na ponta final da cadeia. Uma vez que o consumo de lácteos está diretamente relacionado ao aumento da renda, o menor poder de compra do consumidor brasileiro segue desaquecendo o mercado.

Dessa forma, os preços do leite UHT e da muçarela, os derivados mais consumidos no País, se desvalorizaram 5,46% e 3,20% de julho para agosto, respectivamente.

Além do baixo consumo, o aumento da oferta também influenciou a diminuição dos preços no campo. A captação de leite pelas indústrias se elevou em 4,42% de junho para julho, de acordo com o Índice de Captação de Leite (ICAP-L).

Todos os estados, com exceção de Goiás, apresentaram alta, devido às condições climáticas não muito adversas e aos patamares atrativos dos preços da silagem, o que favorece a produção.

Para setembro, 74,8% dos agentes consultados pelo Cepea (que representaram 76,9% do volume amostrado) continuam apostando em queda nos preços.

Segundo pesquisadores do Cepea, os preços no campo nos próximos meses vão depender, principalmente, da demanda e das condições climáticas. O recuo da taxa de desemprego no trimestre terminado em junho, ainda que de apenas 0,2%, dá sinais de uma possível reação do consumo.

A versão in natura, retirada da vaca, por exemplo, hoje em dia é subdivida em três tipos: leite tipo A, B e C. Clique aqui para entender um pouco mais do assunto!

Saiba mais também do movimento Beba Mais Leite que ganha força justamente no mês em que foi comemorado o Dia Mundial do Leite. Clique aqui para acessar o artigo que destaca haver muitos motivos para comemorar, apesar dos desafios!

Adaptado de Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Queda do preço do leite em 12 meses é superior a 20% was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!